,

Dois modelos de cartas de advertência

Este documento é uma maneira de o empregador ou responsável pela empresa, chamar a atenção de um funcionário para um comportamento inadequado no local de trabalho.

Advertência no trabalhoEsta medida disciplinar é como uma advertência para que o empregado melhore sua postura profissional e não repita certas atitudes que não condizem com o trabalho ou com o local deste e saiba quais as possíveis consequências se houver a reincidência.

Através da carta de advertência, o funcionário fica sabendo que poderá, inclusive, ser demitido por justa causa, caso não modifique sua conduta.

Visando manter a ordem e a disciplina no ambiente de trabalho, o empregador possui autoridade para aplicar determinadas penalidades, mas dentro de um senso justo e moderado, uma vez que a CLT protege o trabalhador contra as arbitrariedades que possam ocorrer por parte do empregador.

Como podem ser as cartas de advertência?

  • Elas sempre devem ser impressas em duas vias.
  • Sendo uma das vias entregue ao empregado e a outra, assinada por ele, fica arquivada em sua ficha funcional.
  • A carta pode ser emitida contendo um ou vários atos infracionais que devem ser corrigidos e o aviso de que, se o empregado não mudar sua postura na empresa, poderá ser desligado.

Veja alguns modelos de cartas de advertência

(papel timbrado)

ADVERTÊNCIA

(nome do funcionário), portador da CTPS nº (informar), Série (informar), recebe neste documento a pena de advertência disciplinar em razão de (descrever o fato).

Informamos que a repetição de tais condutas repreensíveis, poderá causar uma dispensa por Justa Causa, conforme a legislação vigente.

(localidade), (dia) de (mês) de (ano).

(nome do empregado)

(assinatura)

——————————————————————————

De: EMPRESA EMPREGADORA

Para: EMPREGADO

NESTA

REF.: ADVERTÊNCIA NO TRABALHO

Prezado Senhor EMPREGADO:

O Sr. “João da Silva”, trabalhando nesta empresa desde (xxx), vem apresentando comportamento não condizente com as normas internas, tais como chegar sempre atrasado, desrespeitar as normas de segurança do trabalho obrigatórias a todos os empregados, agredir verbalmente seus diretores de setor sempre que é contrariado em seus atos.

Devido a isso, fica o Sr. João da Silva advertido de que não é permitido dentro desta empresa, as atitudes descritas acima e que, verificada a reincidência, o contrato de trabalho assinado entre o Sr.João da Silva e o Sr. EMPREGADOR será rescindido por justa causa.

Sem mais

Assino a presente

(Local, data e ano)

(Nome e assinatura do Empregador)

Ciente em (data)

(Nome, Nº da CTPS e assinatura do Empregado)