Leite maternoBebês amamentados no peito têm tem uma alimentação mais nutritiva e mais segurança emocional do que os bebês alimentados com mamadeira e menos tedência para as gastrenterites.

Dicas: informações de como amamentar um bebê corretamente:

A hora mais indicada para a amamentação é quando o bebê pede (normalmente chorando); o que nas primeiras semanas pode acontecer uma dúzia de vezes por dia; no entanto, em breve a criança começa a contentar-se com uma mamada de três em três ou quatro em quatro horas.

Na hora de alimentar seu bebê através da amamentação, fique numa posição bem cômoda. Use um vestuário que lhe permita facilmente retirar o peito e sente-se numa cadeira baixa que lhe permita assentar bem os pés no chão e apoiar as costas.

Toque levemente na bochecha do bebê que está do lado do mamilo. O bebê vira a cabeça em direção deste e começa a mamar. O mamilo deve estar todo na boca do bebê, pois, se ele mamar só na ponta, as aberturas do mamilo fecham e o leite deixa correr.

Se o bebê tiver dificuldade em pegar no peito, segure a orla da aréola – a área escura que rodeia o mamilo – entre o dedo indicar e o médio; em seguida, aperte suavemente o mamilo e introduza-o na boca do bebê.

Em cada mamada, dê sempre de mamar dos dois seios, passando o bebê de um para o outro ao fim de 10 a 20 minutos.

Para tirar o bebê do peito, faça pressão com um dedo entre a aréola e a boca ou puxe cuidadosamente o queixo do bebê para baixo.

MATERIAIS EXTERNOS:

[+] Leia este ótimo texto que explica claramente quais são os benefícios do leite materno para a saúde do seu bebê.