Dicas para prevenir alergias, gripes e resfriados

Gripe

Com a chegada das estações mais frias do ano, é comum também que os casos de gripes, resfriados e alergias respiratórias aumentem. Isso se deve, entre outros fatores, a fato de que no frio, as pessoas saem menos de casa, abrem menos as janelas e ficam aglomeradas por maiores espaços de tempo.

Dessa forma a renovação do ar fica mais lenta, o que propicia condições favoráveis para a propagação dos vírus, os agentes causadores da gripe e do resfriado. Para os alérgicos, existe ainda outro problema: o aumento dos ácaros, que afetam principalmente o sistema respiratório.

Por isso é aconselhável trocar o maior numero de vezes possível as roupas de cama e manter sempre limpos os carpetes e sofás. Também é bom evitar ficar muito tempo em ambientes muito fechados ou com grande aglomeração de pessoas, mas se isso não for possível, uma boa dica é lavar as mãos com freqüência, principalmente antes de comer. Lembrando ainda que caso já seja tarde demais, é preferível sempre consultar um médico, evitando assim, possíveis complicações.