,

Dicas de segurança para compras na internet

dicas de segurança

São muitos os benefícios de se fazer compras online. Dentre os tantos pode-se destacar a comodidade de estar em casa, a facilidade em achar produtos específicos, a possibilidade de achar o que você quer comprar a preços baixos e as inúmeras formas de pagamentos que os sites oferecem.

Caso o produto que você deseje comprar seja vendido por uma grande loja, como Submarino, Saraiva ou Americanas, não é preciso se preocupar com nada, pois são empresas renomadas e o sucesso na negociação é garantida. Porém, se você achou o produto que queria – seja um notebook, celular ou gps -, num preço ótimo, mas num site de vendas desconhecido, é preciso tomar cuidado, pois seu dinheiro pode correr risco!

Veja algumas dicas básicas de segurança para quem vai fazer compras pela internet:

  1. Pesquise sobre o site no Google e no www.reclameaqui.com.br. Os clientes que foram lesados por sites maldosos sempre reclamam na internet.
  2. Verifique o endereço físico do fornecedor, seu telefone e também confira o CNPJ no site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp).
  3. Confira a política de devolução, reclamação e garantia do site.
  4. Guarde todos os e-mails trocados entre você e o fornecedor.
  5. Evite dar informações desnecessárias. na hora da compra.
  6. Exija nota fiscal, pois assim você poderá reclamar depois caso a negociação não dê certo.
  7. Se possível verifique se o site em questão usa SSL, um certificado de segurança onde os dados enviados pelo formulário de seu computador até o servidor são criptografados (codificados). Para isso basta olhar no endereço se está como “https://” em vez de “http://” .
  8. Desconfie de produtos vendidos a preços muito baixos.