Dicas de pescaria para iniciantes

Photobucket

1) PESCA DIURNA NOS RIOS/REPRESAS:
a)- Geralmente os maiores exemplares, se encontram longe das margens, então é preciso usar varas longas, acima de 5,40metros;
b)- Sendo varas longas e se forem de fibra simples, ficam muito pesadas e mesmo misturada com carbono, se ficar segurando o tempo todo, logo cansa o braço, então é bom ter algum suporte para ajudar.
c)- Geralmente na beira destes locais tem árvores, então, procurar um local livre das mesmas, senão, vai enroscar as linhas, a menos que você deseje pescar passarinho.
d) -É preciso achar um local que não tenha enrosco submersos, quem sabe até achá-los você perderá varias linhas e anzóis.
e) – Cevas:

1)- Nos rios:Procurar cevar num local acima do pesqueiro, a correnteza do rio trará a ceva ao seu pesqueiro, para isto, você pode usar uma garrafa pet, furá-la em vários lugares,enche-la com quirera de milho, prendê-la num galho de árvore próximo ao barranco, fazendo com que ela seja parcialmente mergulhada na água.
2)- Nas represas ou lagos, ela pode ser lançada no próprio pesqueiro, na distância onde o flutuador fica parado.
f)- Montagem das Linhas:
1)-Geralmente se usam aquelas de diâmetro entre 10 a 20mm, fica na sua escolha, lembrando que as mais finas proporcionam uma briga maior com o peixe, porem, se arrebentam facilmente, então, usar uma de bitola maior até o cabo da vara e amarrar um minúsculo girador e na outra extremidade da mesma, outro pedaço de linha mais fina, onde o anzol será amarrado.
2) Flutuador: Existe uma variedade no mercado, tudo é questão de escolha própria, entretanto sempre é bom lembrar, que na existência de vento, é melhor usar peninhas, pois elas se prendem nas duas extremidades e isto facilita os arremessos. Aquelas que são colocadas por fora e fixadas numa borrachinha que estará dentro da linha, servem para dias sem vento.
3) Chumbo, existe no mercado de tamanho apropriado, você deve ter de diversos tamanhos e adaptá-los de acordo com as necessidades.
4)Anzóis, geralmente nas lojas, tem nos de tamanho 16 a 10, cabe á você ter um pacote com 10 unidades de todos, porem a marca, modelo e cor ficam á seu critério.
IMPORTANTE: Alguns pensam que colocar mais de uma unidade dos mesmos nas linhas, vai pegar mais peixe, até pode, porem, você deve lembrar que haverá uma demora maior para trocar as iscas, então com um único anzol, à produtividade pode ser maior.
5)ISCAS: Tem uma variedade enorme: massinhas prontas, sagu, macarrãozinho, bichinho do pão, minhoca comum ou Califórnia, ovo de formiga e a própria, cupins, capetinha, milho verde novinho, etc. Você não precisa levar todas, mesmo porque nem sempre é possível conseguí-las.
Agora você já conhece alguns macetes, então, é só colocar em prática, mais lembre-se: O lambari é um peixinho muito rápido, beliscou…bobeou …já era, perdeu a isca e o peixe.

Fonte: Comentário deixado no site MundodaPesca pelo visitante Marcos A. Cavalcanti.