Dicas de liderança e motivação: como impor mais respeito

Liderança

O ato de liderar não é uma tarefa fácil, a motivação necessária para ganhar o respeito das pessoas e fazer com que a sua palavra tenha um valor a ser seguido, deve ser conquistada caso não seja natural da sua personalidade.

Liderar consiste em conduzir um grupo de indivíduos, uma equipe, com objetivo de alcançar alguma meta. O exercício de liderar vem sendo objeto de estudos ainda na era dos grandes filósofos, os quais argumentavam que os traço de líder já eram evidentes no homem desde a infância, até o amadurecimento e formação do líder ideal. Várias são as teorias que tentem explicar quem nasce com esse traço singular de liderança, ou manifestações comportamentais como:

– Traços marcantes de personalidade, indicando uma boa postura de líder.
– Estilos de liderança:

  • Autocrática: líder focado apenas na execução das tarefas, sendo autoritário e sem levar em conta a opinião alheia
  • Democrática: realiza as decisões mediante consenso, buscando ser um integrante normal do grupo
  • Liberal: Com pouca fiscalização do chefe, é a que mais se deixa levar por atitudes do grupo, às vezes sendo um pouco desleixada

As formas de liderar dependem da motivação que o líder terá, pois sua determinação influecia diretamente na forma que irá agir em conjunto. Falar de liderança pode ser complexo, considerando que o objeto de estudo dessa prática é o homem, ser inconstante em seus hábitos e filosofia.

Negócios

No mundo profissional, a liderança é uma importante ferramenta de eficácia, sendo por vezes o diferencial entre concorrentes a algum cargo, além do líder ser a peça chave e dele dependerá, em conjunto com as particularidades do conjunto, construir algo. Um bom líder precisa saber ministrar antes de tudo seu temperamento, sendo essencial ter disciplina, paciência e humildade, assiduidade e respeito para com os demais.

Questões que discutem se um líder nasce ou torna-se líder são motivo de debates, afinal, quem tem o poder de só com instruções, coordenar um grupo de pessoas e leva-las ao fracasso ou a vitória, domina práticas de oratória e definitivamente sabe lidar com as pessoas, sendo necessário lembrar que qualquer atitude gera uma reação.

Algumas dicas podem auxiliar a pessoas em cargos de liderança, como:

  • Pense antes de falar qualquer coisa;
  • Cometer erros é normal, mas filtrar o que se fala pode antecipar a correção de equívocos. Pense se o que será dito é certo e verdadeiro;
  • Procure sempre medir as palavras para informar algo de forma suave, sem gerar revolta;
  • Peça sempre, por favor. Apesar de estar no comando, o fato de ser líder não lhe difere de ninguém na educação, e ainda deixa a relação com os outros mais tranquila;
  • Quando houver má produção por meio de um funcionário, fale com ele separadamente e com a voz firme, encarando-o nos olhos. Escândalos e reclamações não são atitudes de um bom líder. A figura de liderança deve ser diferenciada de chefe/patrão, que tem a visão comum de alguém grosseiro.

A educação e o respeito são o carro chefe de qualquer líder, trabalhando sempre dessa maneira, o respeito nada mais é do que o fruto de boas maneiras e competência.