Dicas de decoração para kitnet (apartementos pequenos)

quarto

Quando se mora em um apartamento pequeno deve-se tomar muito cuidado na hora da decoração. Isto para que não se aglomere num mesmo ambiente mais de um objeto com a mesma função, ou objetos de tamanho exagerado.

Bem, o ideal é fazer um projeto detalhado sobre a decoração de seu kitnet.

Praticidade, organização e conforto são peças chave nesse projeto. Lembre-se disto tanto para organizar os objetos que você já tem, quanto para os que você vai comprar.

Vamos falar sobre alguns elementos estruturais:

Se seu orçamento permitir, avalie algumas das mudanças que você pode fazer no seu apartemento:

Nichos – criar um nicho na parede onde poderá guardar livros ou porta-retratos é uma alternativa à colocação de uma mesa de canto ou prateleira.

Portas – a colocação de portas-sanfona ou de correr podem solucionar um problema de circulação do ambiente, a retirada total de uma porta também pode ajudar muito, por exemplo; talvez a porta entre a sala e a cozinha não seja tão necessária.

Móveis. Qual a melhor escolha?

Aqui não tem segredo, escolha móveis leves, lisos (sem muitos detalhes), preferencialmente com rodízios (rodinhas) e elementos multi-uso.

A escolha deve ser guiada por essas diretrizes e levar em conta que os elementos devem ser pequenos, só opte por um sofá maior se esta opção excluir a colocação de uma poltrona que pesa muito no ambiente. Móveis com rodízios são práticos, ao invés de uma poltrona escolha um pufe, mas não aqueles que parecem um saco de feijão, um recamier também oferece leveza, design e conforto.

Peças multi-uso são uteis principalmente se integrarem capacidade de aramazenagem, afinal uma mesa de canto ou de centro ue possibilita que você guarde suas revistas em seu interior é um extra que deve ser levado em consideração.

Se você tem aquela peça cheia de detalhes, pesada em madeira escura, ou seja tudo aquilo que não deve ser encontrado em elementos de um ambiente pequeno, porém essa peça é realmente bonita e tem grande valor para você, faça dela a peça central da decoração, o ponto focal.

Opções de cores:

A escolha das cores deve ser cuidadosa, geralmente o que se ouve é que o espaço pequeno deve receber cores claras e suaves, e isso é a mais pura VERDADE, no entanto se você pintar todas as paredes de tons clarinhos poderá tornar sua casa um lugar sem graça e pouco aconchegante, por isso escolha uma parede menor, a parede embaixo da janela ou mesmo um canto da sala e aplique cores mais fortes e vibrantes, a parede de fundo na sala de jantar pintada de vermelho escuro ou burgundy vai conferir mais aconchego ao ambiente.

Portanto, cores neutras, tons claros e apenas a menor das paredes com a cor mais forte e você esta seguro (a) de que sua casa estará ainda mais agradável de se habitar.