Dicas de Cuidados e manutenção básica de piscinas

Dicas para manutenção de piscinas

Foto: Reprodução

Manutenção é importante!

Para ser conservada em estado de perfeita limpeza e higiene, é necessário uma série de manutenções na piscina, que quando aplicadas de maneira incorreta podem não funcionar muito. É muito comum a presença de vários microorgamismos e outros contaminantes dentro das piscinas, advindos do meio ambiente e até meso dos banhistas, já que estes são portadores de uma infinidade de bactérias (presentes principalmente na pele, boca e nariz) que se proliferam na água com muita facilidade e rapidez.

Limpeza da piscina

A adição de produtos químicos de limpeza pode combater os microorganismos, desinfetar a piscina e aumentar a quantidade de resíduos a serem removidos na filtração. Mas há também outros tipos de produtos como restos de bronzeadores, suor e pólen, que são bem complicados de serem removidos, já que uma simples filtração não resolve o problema.

Entretanto, existem algumas impurezas que não são destruídas pelos produtos químicos nem podem ser filtradas. O mais indicado para eliminá-las é trocar e renovar a água da piscina. Confira outras dicas de limpeza importantes:

  • Limpe sempre a área ao redor da piscina, varrendo sempre (no sentido oposto dela) para evitar que caia sujeira na água.
  • Se você costuma cobrir sua piscina com uma lona, lembre-se de eliminar toda a água e sujeira acumulada em cima dela para evitar que caiam dentro da piscina.
  • É necessário escovar as pareces da piscina de vez em quando, mas sem usar esponja de aço, escovas metálicas nem buchas abrasivas. Utilize um produto limpa bordas apropriado (que seja biodegradável e apresente pH neutro) e uma esponja não muito abrasiva.
  • Se houver skimmer ou pré-filtro, eles devem ser limpos e higienizados constantemente.

Como remover a acidez da sua piscina

Basta colocar um pouco de carbonato de sódio na água, que resultará na formação de hidróxido de alumínio. Este hidróxido é uma substância de consistência gelatinosa que retira todos os sólidos em suspensão no meio líquido e se gruda a eles.

Dissolva um pouco de sulfato de alumínio em uma quantidade de água (pouca, apenas necessária para a dissolução) e em seguida a jogue de maneira uniforme sobre toda a superfície da água. Depois dissolva um pouquinho de carbonato de sódio e siga o mesmo procedimento anterior, jogando a solução por cima do hidróxido de alumínio aplicado na água anteriormente.

Deixe o produto agindo por umas 3 ou 4 horas, até que toda a massa gelatinosa seja formada e se deposite no fundo da piscina. Ai então é só retirar o produto com aspiração.