Dicas de como vencer a timidez

 

Timidez

Como age uma pessoa tímida? Como ela é? Do que ela tem medo?

Uma pessoa tímida é alguém que espera de si mesmo atuações e comportamentos incompatíveis com a sua verdadeira personalidade e que alia a essa exigência um excessivo medo do insucesso.

Algumas pessoas pensam que deveriam se sentir à vontade em qualquer situação social. Porém, quando ficam aquém dos padrões ideais que a si próprias impõe, sentem-se derrotadas e incapazes de voltar a tentar relacionar-se com os outros.

Outra característica devastadora da personalidade das pessoas tímidas é a necessidade compulsiva de querer agradar a todos.

Causas mais comuns da timidez

O primeiro passo para vencer a timidez é descobrir quais as causas geradoras deste “bloqueio”.

Um método interessante para descobrir as causas da timidez é você, dentro de uma semana, anotar num caderninho descrições dos momentos em que você se sentiu acanhado. Tome nota das pessoas envolvidas, das suas reações, pensamentos e sentimentos, bem como de seu comportamento. Estude as suas notas depois e verifique se delas surge algum padrão. Que tipo de pessoas, que situações ou assuntos o fizeram sentir-se tímido. Quais foram os seus pensamentos, receios e sentimentos nessas circunstâncias? Por que reagiu deste modo?

Atitudes positivas que devem ser tomadas para vencer a timidez (dicas motivacionais)

Primeiro saiba de uma coisa: corpo e mente trabalham juntos nas formações de conceitos. Então, se você mantém seu corpo numa postura de pessoa perdedora, sua mente o julgará como tal. Por isto, mantenha-se sempre com a mente positiva e com o corpo postado de maneira vencedora. Nada de ficar andando olhando pro chão como um perdedor, e nem de ficar se subjugando em relação aos outros.

Outras dicas

  • Não se permita pensar de maneira alguma que as outras pessoas não gostam de você. Diga a si mesmo que, muito honestamente, você não sabe se isto é verdade e que não faz sentido partir deste principio.
  • Mude seu comportamento perante a sociedade. Fale com confiança e olhe de frente seu interlocutor.
  • Imagine como gostaria de agir em determinadas situações e proceda dessa forma, mas não se desespere se não conseguir obter sucesso nas primeiras vezes.