Dicas de como remover manchas de piso de madeira

Como remover manchas de piso de madeira

Deixou cair café ou alguma outra coisa no seu piso e sujou? Saiba como remover manchas de piso de madeira sem esforço. | Foto: Reprodução

Apesar de serem bonitos e super resistentes, os pisos de madeira estão sujeitos à manchas tanto quanto o mármore. Por conta disso, é necessário tomar alguns cuidados especiais com esse material, para que ele dure e mantenha-se belo. Mas se por acaso surgiu alguma mancha no seu piso de madeira e você não tem a mínima ideia de como limpar sem danificar o material, confira nossas dicas.

Remover manchas de piso de madeira

  • Caso tenha derramado cera quente diretamente no piso de madeira, não tente removê-la, pois só sairá uma parte dela, restando ainda uma película no piso que vai ser quase impossível de tirar. O correto é você esperar que ela esfrie e endureça e só assim, retirá-la. Dessa forma não restará nenhum resíduo e ela sairá facilmente.
  • Se o problema for devido à algas ou fungos, especialistas indicam o uso de produtos de limpeza que contenham hipoclorito de cálcio ou de sódio.
  • Já as manchas de cimento, segundo alguns engenheiros, são impossíveis de sair. Nem que seja feita uma nova raspagem na madeira a mancha sairá, por conta de uma reação profunda que há entre o cimento e a madeira.
  • Para remover manchas de café, chá ou leite, basta umedecer um pano com álcool e girá-lo sobre o local afetado, deixando secar. Em seguida, passe uma flanela umedecida com óleo de linhaça, esfregando no mesmo sentido que os veios da madeira.
  • Já as manchas de cola vinílica são um pouco mais complicadas. Primeiramente, você deverá raspar com uma espátula o excesso da cola, tomando cuidado para não danificar a madeira. Em seguida, esfregue a mancha com uma esponja umedecida com leite frio, induzindo o amolecimento da cola. Depois basta retirar o leite com água e sabão.
  • Se o seu problema for com manchas de parafina, realize o mesmo processo que o da cola, raspando o excesso com uma espátula tomando bastante cuidado. Em seguida, coloque um pouco de talco sobre a mancha e uma folha de papel toalha por cima. Passe um ferro quente de roupas (isso vai fazer com que o restante da parafina derreta e fique colada no papel. Depois basta limpar o local usando sabão em pó e secar.