,

Dicas de como remover mancha de batom da roupa

Dicas de como remover mancha de batom da roupa

Foto: Reprodução

Quando se é mulher e gosta de maquiagem, fica até inevitável não acabar derrubando um pouquinho daquele pó facial naquela sua blusa branca favorita ou borrar a mão com rímel e não perceber. Esses pequenos acidentes acontecem e a grande maioria são resolvidos em segundos. O problema é quando o produto que suja o tecido não é dos mais fáceis de tirar, daí é preciso correr contra o tempo e desafiar a própria inteligência para tentar lembrar como se tira aquele tipo de mancha. Um exemplo de produto que quando mancha dá uma dor de cabeça para as mulheres é o batom. Principalmente os mais pigmentados (aquele seu vermelho fatal favorito, lembra?). Confira algumas dicas que podem remover as manchas de batom das suas roupas brancas ou coloridas!

Tirando a mancha de batom das suas roupas

  • Dica 1: Se o pequeno acidente tiver acabado de acontecer, corra para remover o excesso de batom com um papel absorvente. Tente ao máximo não espalhar o batom no tecido, só busque tirar o excesso mesmo, pois quanto mais tempo aquela mancha passar na roupa, pior será para tirá-la. Lave a área com detergente de cozinha (transparente ou branco!), esfregando sem colocar muita força. Se mesmo assim a mancha não sair, deixe a roupa de molho em água morna.
  • Dica 2: Coloque um pano seco atrás do local manchado, aplique álcool bem em cima da mancha, fazendo com que ela passe aos poucos para o pano seco que está atrás dela.
  • Dica 3: Coloque um pano seco em cima da mancha que deseja remover. Vire a roupa do avesso e passe uma pasta de sabão em pó e água, pressionando o pano. Em seguida, lave com um pano molhado e depois um seco.
  • Dica 4: Essa dica serve para batom e outros produtos de maquiagem. Esfregue delicadamente álcool 90º sobre a mancha que deseja retirar, ela deverá suavizar aos poucos. Umedeça a ponta de um pano limpo com bórax diluído em água gelada (é essencial que seja gelada) e passe sobre a mancha. Lave a peça como de costume após isso, para retirar os resíduos do álcool e do bórax, que podem causar novas manchas. E não seque as roupas diretamente no sol depois de fazer este procedimento.
  • Dica 5: Se manchou e você viu na hora, corra e pegue miolo de pão branco. Vá esfregando como se fosse uma borracha, até a mancha sair.
  • Dica 6: A roupa é escura? Passe spray para cabelo (o famoso laquê) sobre a mancha e esfregue com uma escova de cabelo até toda a mancha sair.
  • Dica 7: Se a roupa for branca e antiga, água oxigenada sobre a mancha que deseja remover pode resolver o problema.
  • Dica 8: Use vaselina sobre a mancha, depois lave com água morna e sabão. Se o tecido for não-lavável, use uma quantidade pequena – bem pequena mesmo – de vaselina sobre a mancha e limpe com muito cuidado usando algodão com tetracloreto de carbono.