Dicas de como investir em imóveis e ganhar dinheiro

Investir em imóveis

Investimento seguro

Além de ser uma boa e disciplinar fonte de renda, investir em imóvel é mais seguro que investir em ações ou deixar o dinheiro no banco. Pois de tempos em tempos o valor da moeda cai, as ações perdem seu valor, e você pode acabar com uma grande queda na sua margem de lucro. Ao contrário da moeda, os imóveis não são desvalorizados com tanta facilidade.

Segundo os consultores imobiliários, o lucro obtido com o aluguel de um imóvel gira em torno de 0,5% a 0,7% do valor total dele, chegando a cerca 8% de lucro no ano. E o gasto de dinheiro com manutenção do imóvel, como as reformas, só o valoriza ainda mais e aumenta os lucros.

Uma das coisas mais importantes antes de iniciar os investimentos é definir seus objetivos. Você vai querer entrar no mercado dos alugueis? Vender depois do lucro? Fazer uma poupança em um investimento seguro? Pesquise o que é mais lucrativo e foque nisso, para não perder tempo analisando propostas e ofertas desproporcionais e perder o foco da coisa mais importante no mundo deste negócio, que é a margem de lucro.

Fatos importantes sobre o investimento em imóveis

  • Deve ser contado o custo total do investimento e todo o trabalho que ele dará – manutenção – e subtrair da margem de lucro. Se não for muito alta ou proveitosa, procure outro imóvel.
  • Construir gera mais lucro do que comprar pronto, pois ao comprar pronto você está pagando não somente o valor da construção, como também o lucro de quem construiu.
  • Vender um imóvel através de um financiamento próprio gera mais lucros que da maneira tradicional, pois assim o cliente pagará os juros a você e não ao banco.
  • Comprar imóvel a partir de obra por incorporação, onde se faz parceria com o banco responsável pelo financiamento da obra, pode não ser muito vantajoso por causa dos juros que se paga no fim da obra, então a melhor maneira de investir nesta modalidade é pagando tudo a vista para evitar as parcelas e consequentemente seus juros.
  • Investir em um apartamento na planta é muito mais rentável que em um imóvel pronto, pois a valorização é enorme, e apenas 25% a 40% do valor total do apartamento é pago durante a construção.
  • Procure por bons parceiros. Além de duas cabeças pensarem melhor que uma, o custo de contratar quem sabe o que faz sai menor do que o custo de errar.
  • Se você está começando no negócio dos investimentos e ainda não tem muito dinheiro em mãos, o melhor é investir em fundos imobiliários. Neles é possível entrar no negócio pagando valores pequenos e obter um lucro significativo.
  • Os investidores iniciais apresentam um potencial de lucro mais elevado que os que entram no negócio depois do fim das obras.
  • Comprar um imóvel à vista pode gerar até 10% de desconto, quando o financiamento do mesmo pode levar a até 9% de juros ao ano, estendido por até 30 anos.