,

Dicas para quem quer alugar ou vender imóvel online

Alugar ou vender imóvel online através de sites específicos já é a realidade de muitos brasileiros. No entanto, você sabia que existem algumas dicas e técnicas de apresentação para deixar o anúncio mais chamativo e agilizar o processo?

Pois é. Por isso é importante ter cuidado na hora de escrever o anúncio, já que esse será o primeiro contato que o possível comprador ou locatário terá com o imóvel.

Pensando em ajudar quem possui dúvidas sobre esse processo, o Blogodorium preparou este artigo com diversas dicas de como fazer um anúncio atraente e sem muito trabalho. Confira e aumente o sucesso ao alugar ou vender imóveis.

8 dicas para quem quer vender ou alugar imóvel online

Ao decidir alugar ou vender algum imóvel em sites especializados no assunto é preciso se atentar ao anúncio. Isso porque cada vez mais o consumidor está atento a esses detalhes e deseja ter o máximo de informações o possível, antes de optar por fazer ou não uma visita ao imóvel.

Dito isso, o anúncio no site de vendas deve ser simples, direto e bem escrito. Além de mostrar o valor do imóvel e entregar outras informações importantes. Já que isso pode ser decisivo para o futuro comprador.

Por isso confira a seguir as oito principais dicas listadas por um site de vendas sobre como fazer um anúncio de sucesso.

Casal vendo computador

Para atrair visibilidade para seu anúncio, invista num bom título, chamativo e sem erros (Foto: depositphotos)

1- Pense no título do anúncio

O título é o primeiro contato que qualquer pessoa que esteja interessada no seu imóvel irá ter. Por isso ele deve ser chamativo, mas sem apelação. Ou seja, use apenas palavras que tenham relação com o produto ou que não sejam longas demais. Por isso, mantenha o limite entre 20 e 40 caracteres.

Além disso, você precisa usar palavras-chaves para fazer com que o seu anúncio apareça o maior número de vezes.

Por exemplo, um título que já fala que o imóvel em questão está para alugar irá atingir muito mais público do que um que não utiliza essa palavra. Dessa maneira, use frases objetivas e simples, que mostram o ponto principal do anúncio e o que ele tem para oferecer logo de início.

2- Imagens atraem mais atenção

Outra dica para conseguir atrair mais interessados para o seu imóvel é sempre anexar imagens ao anúncio. Por exemplo, de acordo com o OLX, que é um dos maiores sites de venda e aluguel do Brasil, quase 90% dos anúncios de sucesso têm fotos do imóvel.

Porém, não deve ser qualquer uma. Para ser eficaz, as fotos devem mostrar as qualidades do local e fazer com que o futuro comprador ou inquilino fique interessado.

Para garantir que tudo sairá perfeito, a dica é sempre tirar fotos com o local limpo e arrumado, especialmente se o imóvel já estiver mobiliado. Nestes casos você pode organizar os objetos de maneira que o ambiente seja valorizado.

Por fim, sempre tire fotos durante o dia. Isso porque a luz natural é melhor para fotografar e evita ruídos que podem desviar a atenção do que é importante. Além disso, tenha fotos de vários cômodos e não apenas de um único local.

Veja tambémCarta de aviso ao fiador sobre atraso no aluguel

3- A descrição é a alma do negócio

De nada adianta otimizar o título e colocar boas fotos se na descrição o cliente não tiver acesso a todas as informações necessárias sobre o imóvel. Outro fator que pode incomodar são os erros de escrita ou de pontuação.

Desse modo, uma descrição atraente deve destacar os principais pontos. Por exemplo a localização, se há áreas de lazer e recreação por perto. Se o local fica perto de pontos de ônibus e hospitais. Tudo isso é levado em consideração pelo consumidor.

Uma dica importante é, antes de fazer a descrição, defina o seu público alvo. Feito isso, escreva a sua descrição. Não precisa ser muito longa, o ideal para os sites de venda é que ela tenha no máximo 500 caracteres e seja bem objetiva.

4- Não esqueça das características do imóvel

Ainda falando sobre o aspecto da descrição, a próxima dica é ressaltar o que há de bom no seu imóvel. Isso ajuda a aumentar o interesse do consumidor e garantir, pelo menos, um primeiro contato.

Essas características costumam mudar de acordo com o seu público alvo, como já foi mencionado no tópico anterior.  Só para exemplificar, estudantes universitários geralmente optam por locais que tenham pontos de ônibus ou perto de instituições de ensino. Já casais com filhos pequenos podem optar por recreação para os pequenos.

Tamanho do imóvel, se há ou não área aberta disponível, número de quartos, se ele vem ou não com algum item de mobiliário, vagas de estacionamento e reformas recentes também são coisas importantes para se falar, já que isso valoriza o local.

Todas essas são as características positivas que você precisa ressaltar e que podem fazer com que o seu anúncio se destaque no meio de centenas de outros semelhantes.

5- Defina o seu melhor preço

Outro ponto que pode fazer com que o seu anúncio se destaque é informar qual o valor do imóvel. Tanto para quem deseja vender ou alugar, já que isso ajuda a atrair a atenção dos consumidores.

No entanto, o melhor preço não é o valor que você deseja receber. Isso porque antes de definir é preciso levar em consideração o valor de mercado do imóvel. Para isso isso são analisados: conservação, localidade, tamanho e até mesmo a presença ou não de mobiliário.

Uma dica é verificar anúncios semelhantes ao que você quer fazer e analisar se o que você pede está dentro da faixa de preço. Também esteja aberto à negociações, principalmente nos casos de venda.

6- Inclua sempre a localização

A localização do imóvel é outro ponto imprescindível dos anúncios de sucesso. Na maioria dos sites de venda, todos os anúncios devem conter o CEP do imóvel. Para garantir o sucesso, você pode adicionar ainda o endereço completo, com rua, bairro e nome de condomínio por exemplo.

7- Divulgue nas suas redes sociais

Algumas vezes mesmo com o anúncio perfeito, com título, descrição, imagens e endereço o processo de locação ou venda de imóvel pode demorar. Por isso, a sétima dica de ouro é divulgar o anúncio nas suas redes sociais.

Isso é feito de maneira rápida, bastando apenas compartilhar o link com a oferta e esperar os resultados. Atualmente tem se popularizado a criação de grupos para este fim. Você pode procurar o da sua região e divulgar neles também.

8- Divulgue o seu contato

A oitava e última dica para quem quer alugar ou vender imóvel é manter a forma de contato atualizada. Isso deve ser exposto no anúncio, já que facilita para quem estiver interessado, aumentando as chances de um contato.

Dito isso, mantenha sempre os números de telefone e e-mail atualizados. Outra dica é criar uma planilha com as informações de todos os interessados para escolher o melhor inquilino ou comprador para o seu imóvel.

Como escolher o melhor site para fazer o anúncio?

Os sites e portais de venda e aluguel de imóveis chegaram para facilitar a vida de todos. Desde consumidores até pessoas que desejam fazer anúncios do gênero, já que facilitou o contato e o acesso às informações necessárias.

Mulher com chave na mão

Para facilitar o contato com o comprador, mantenha atualizados número de telefone e e-mail (Foto: depositphotos)

No entanto, com a grande quantidade de opções, qualquer um pode ficar em dúvida na hora de escolher o melhor. Antes de mais nada o melhor site é aquele que entrega o anúncio ao consumidor e dá a você todos os meios necessários para ser encontrado.

Veja também: Modelo de recibo de aluguel para imprimir

Uma dica é investir em anúncios pagos, já que eles possuem uma maior divulgação dentro da plataforma, se tornando então mais visto por possíveis consumidores.

É importante também buscar sites e portais que tenham um bom número de acessos diários. Esse dado aumenta as chances do seu anúncio ser visto. Para facilitar a sua vida, confira a seguir os melhores sites para anunciar o seu imóvel hoje e ter sucesso nos negócios.

OLX

Um dos maiores sites de vendas do mundo e que atua no Brasil desde 2010. Lá você pode fazer anúncios gratuitos, mas também existe a opção paga. O site é bem completo e permite que você anuncie imóveis à venda, aluguel e até mesmo aluguel por temporada.

Zap Imóveis

Site dedicado totalmente a venda e aluguel de imóveis e que atua em todos os estados do Brasil. O diferencial desse site é que o consumidor pode fazer buscas mais avançadas, como escolher uma casa com piscina e a faixa de preço. Por isso, siga as dicas do início do post.

Imovelweb

O imovelweb foi o primeiro site do tipo lançado no Brasil e está no ar desde 1999. O portal conta com anúncios de imobiliárias, corretores e até mesmo proprietários diretos.

O melhor de tudo é que ele consta com um aplicativo com funções a mais como busca por GPS, realidade aumentada que permite que o consumidor veja o local por dentro e mapas do que há na localidade.

Mercado Livre

O mercado livre é o maior site de comércio do país e também tem uma parte específica para imóvel. Lá é possível escolher o estilo de contrato, local e até mesmo o tipo de imóvel que deseja anunciar.

Cuidados que se deve ter

Se você seguiu todas as dicas deste artigo e conseguiu pessoas interessadas em conhecer o seu imóvel pessoalmente é a hora de se preocupar com a sua segurança.

Para isso existe uma série de cuidados que se deve ter para minimizar os riscos. Em primeiro lugar sempre agende as suas visitas e as identifique antes do encontro. Isso ajuda a evitar o contato com pessoas mal intencionadas.

Sendo assim, mesmo com a visita agendada, peça um documento de identificação original antes de deixar qualquer um entrar. Em prédios esse encontro pode ser feito na portaria.

Informar previamente que a pessoa deverá se identificar também diminui os riscos. Sempre opte por um horário que não esteja sozinho no local para desencorajar qualquer um.

Caso o anúncio seja feito por uma corretora elas costumam se responsabilizar por tudo. No entanto, sempre peça a identificação do profissional que irá ao local para a empresa e não aceite pessoas que não mostrem o nome do estabelecimento.

Deu tudo certo e você vai vender ou alugar o imóvel, tenha atenção também ao tipo de contrato. Isso porque um erro pode trazer muita dor de cabeça no futuro. No contrato de aluguel não esqueça de adicionar os deveres do inquilino e as características originais do imóvel, bem como o valor e a forma de pagamento.

Dicas extras para vender ou alugar mais rápido

Você viu neste artigo dicas de como fazer anúncios online para alugar ou vender imóvel. Confira também mais algumas que podem ajudar a agilizar o processo.

Em primeiro lugar invista em uma reforma. Isso pode demandar tempo e dinheiro, mas ajuda a valorizar o local. Além disso, imóveis novos ou recém-reformados tendem a chamar mais atenção.

Não precisa de muito, uma boa pintura e troca de torneiras e tomadas já faz bastante diferença no resultado final.

Outra dica de ouro é investir em mobília. Casas ou apartamentos mobiliados com o básico são muito buscados por trabalhadores e estudantes e ajuda a aumentar o preço da locação.

Veja também: O que é um fiador profissional (de aluguel)?

Sobre o autor

Jornalista com formação completa no curso de Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo (UniFavip-DeVry). Experiência prática de dois anos em produção jornalística para TV e rádio (Mtb-PE: 6770). Atualmente atua na área de redação para web, nas áreas de educação, beleza e saúde alternativa. Além da formação no curso superior, possui experiência em produção de vídeo, diagramação de livros e revistas e marketing.