Na verdade esta página não se limita apenas a lhe ensinar como amestrar seu cão (ou gato) a fazer cocô no lugar correto. O objetivo aqui é também lhe ensinar como manter seu animal limpo, de maneira a evitar contaminação tanto dele, quanto das pessoas que vivem ao redor dele.

gato lindoDicas sobre como manter seu gato (gata) limpo; como ensinar (adestrar) ele a fazer coco e xixi no lugar certo:

Um gato pequeno não deve sair de casa, nem ter contato com outros gatos entes de ter sido vacinado. A vacina para bichanos é constituída de injeções administradas em duas doses quando o gato tiver 9 e 13 semanas.

Em relação ao adestramento para o seu gato não fazer xixi ou cocô em lugares impróprios (na sala, na cozinha, no quarto), faça o seguinte: Arranje uma caixa para o gato fazer suas necessidades e encha-a com serragem.

Ensine seu gato a fazer suas necessidades sempre nesta caixa.

Dica útil para cães e gatos: vigie sempre o horário que o seu animal faz cocô ou xixi. Assim que você tiver noção disto, você poderá se antecipar ao seu bicinho e levá-lo ao local adequado escolhido por você para ele fazer suas necessidades.

Após os momentos em que ele fizer o que você quer, atribua-o com alguma recompensa. E, lembre-se de manter a caixa sempre no mesmo local.

No final do dia, despeje a parte da caixa que estiver suja.

Separe um dia da semana para lavar a caixa completamente com desinfetante.

cachorro lindoDicas sobre como manter seu cachorro limpo; como ensinar (adestrar) ele a fazer cocô e xixi no lugar certo:

Os cachorros também devem apenas sair de casa se estiverem devidamente vacinados.

Adestrar cachorros a cagarem e mijarem fazerem suas necessidades nos locais adequados assemelhasse ao modo dos gatos.

No caso do cão, você pode usar ao invés de uma caixa, folhas de jornal. Ensine-o a fazer suas necessidades sempre no local onde se encontram as folhas de jornal e certifique-se de sempre colocar as folhas no mesmo local.

Elogie-o com alguma recompensa após ele fazer aquilo que você deseja.

Ao fim de poucos dias, o cão irá fazer suas necessidades automaticamente no cantinho escolhido por você.

Saiba disto:

Cães com menos de setes meses ainda não são capazes de aprender a usar um único local como banheiro. Por isto tenha paciência com seu cão se ele não conseguir lembrar onde fazer seus detrimentos.