Importante: Bebês com menos de um ano ou pessoas idosas debilitadas que sofram diarréia por um período maior que 12 horas devem consultar um médico. Isto porque a perda de líquidos causada pela diarréia pode provocar desidratação. No caso de pessoas fora do grupo citado acima, deve-se consultar u médio se a diarréia persistir durante mais de três dias ou for acompanhada de vômitos freqüentes, dores abdominais, febre alta ou sangue nas fezes.

Causas de diarréia:

A diarréia pode ser causada por excessos alimentares ou de bebida, estresse ou infecção viral ou bacteriana.

Se você tiver diarréia diversas vezes seguidamente, isto pode indicar um sintoma de alergia alimentar ou irritação intestinal; nestes casos, consulte um médico.

Tratamento medicinal (chás e remédios caseiros) e dicas importantes:

Remédios caseiros:

  • Beba muita água;
  • Faça soro caseiro para evitar a desidratação: Em 1 litro de água fervida, coloque 1/2 colher (chá) de sal para 8 colheres ( chá) de açúcar mascavo;
  • Misture 1 gota dos óleos de gengibre, alfazema,e laranja diluídos em óleo de base vegetal. Massageie a região abdominal;
  • Uma dieta à base de maçãs pode ser eficiente no combate a diarréia.
    Rale 1 Kg de maçã e coma pequenas porções em intervalos regulares durante todo o dia.
    Não coma outro tipo de alimento durante esse período;
  • Coma tomate para repor o potássio organismo.

Os seguintes chás servem como tratamento para a diarréia:

  • Chá de maçã;
  • Chá de goiabeira;
  • Chá de eucalipto;

Essas informações têm propósitos apenas informativos. ELAS NÃO FORNECEM ORIENTAÇÕES MÉDICAS. Tanto o editor do BLOGOdorium.net, quanto o autor e o divulgador não se responsabilizam por nenhuma possível conseqüência dos tratamentos, procedimentos, exercícios, modificações de dieta, ação ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas. A publicação dessas informações não constitui prática da medicina e não substitui as orientações de seu médico ou outro profissional da saúde. Antes de iniciar qualquer tratamento, o leitor deve procurar o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde.