, , , ,

Dia do Índio. 19 de abril (um pouco da história dos indigenas brasileiros)

Dia do Índio

O Dia do Índio é comemorado todos os anos no dia 19 de Abril. No Brasil, a data comemorativa foi criada pelo Presidente Getúlio Vargas no ano de 1943. O que pouca gente sabe é qual foi o motivo para adicionar esse dia no calendário e o que realmente aconteceu nele.

História

Em 1940, foi realizado o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento aconteceu no México e contou com a presença de várias autoridades do governo de muitos países americanos. Muitos dos líderes de tribos indígenas da América também deveriam comparecer a esse congresso, para que opinassem nas decisões a serem tomadas. Entretanto, nenhum deles compareceu, por conta do medo e preocupação por conta da situação.

Alguns dias depois, exatamente no dia 19 de abril de 1940, os índios decidiram participar do evento, após refletirem sobre a importância do mesmo, que era de extrema importância para garantirem os seus direitos.

Por conta desse evento histórico, essa data foi marcada em toda a América, pelo governo de cada país, como sendo o Dia do Índio.

Comemoração da DataÍndio

Todo ano, no dia 19 de abril, ocorrem algumas comemorações do Dia do Índio, principalmente em escolas e centros de recreação infantil. Os professores e instrutores criam alguns exercícios para os alunos, como atividades de colorir, festinhas à fantasia (indígena), entre muitas outras. Já os mais velhos são instruídos a fazerem pesquisas e seminários sobre o tema.

Os índios hoje no Brasil

No século XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil, existiam aproximadamente 6 milhões de índios em nosso país. Com a exploração de mão-de-obra escrava e matanças para conquistar terras, esse número diminuiu bastante.

Atualmente, continua diminuindo, principalmente pelo desmatamento das florestas e poluição dos rios, que são os únicos lugares que eles conhecem como “lar”.

Apesar de tudo isso, várias tribos ainda preservam seus costumes, algumas com a interferência do homem branco, como é o caso da televisão e telefones celulares. Enquanto existem outras que ainda encontram-se completamente isoladas do mundo moderno, vivendo praticamente da mesma forma que há 500 anos (ou mais).

Principais tribos indígenas do Brasil

  • Assurini;
  • Tapirajé;
  • Caiapós;
  • Tapirapés;
  • Ricbactas;
  • Bororos.