Destino inverno: Quais lugares são ideais para viajar em dias frios

O inverno no hemisfério Sul do planeta ocorre entre os meses de junho, junho e agosto. Nele, não faltam opções de destino para viajar com a família e os amigos e aproveitar o clima mais frio.

Nessa época do ano, os melhores lugares para curtir as baixas temperaturas são as regiões serranas e de cordilheira. No Brasil, três destinos serranos se destacam durante o inverno.

Para onde viajar nos meses de frio?

Melhores destinos no Brasil

Serra Gaúcha

O primeiro é a Serra Gaúcha. As cidades de São Francisco de Paula, Nova Prata, Antônio Prado, São Valentim do Sul, Veranópolis, Nova Bassano, Farroupilha, São Jorge, Garibaldi, Nova Roma do Sul, Bom Jesus, Carlos Barbosa, São Domingos do Sul, Flores da Cunha, Nova Pádua, Paraí e Nova Araçá, Guaporé, Cotiporã, Dois Lajeados, Serafina Corrêa, Caxias do Sul, Vacaria e Nova Petrópolis fazem parte dessa região. Entre os destaques, estão os municípios de Gramado, Canela e Bento Gonçalves. O trio possui um forte apelo turístico e uma infraestrutura incrível para receber turistas.

Destino inverno: Quais lugares são ideais para viajar em dias frios

Foto: depositphotos

Região serrana Carioca

Outro destino brasileiro muito cobiçado no inverno é a região serrana do Rio de Janeiro. As grandes estrelas cariocas no período invernal são: Penedo, conhecida também como a ‘pequena Finlândia’; Petrópolis, a cidade imperial; e Teresópolis, com o incrível Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Campos do Jordão – SP

A última região serrana contempla o estado de São Paulo, cuja cidade de Campos do Jordão é, sem dúvidas, a mais frequentada dentre as opções paulistas.

No inverno, a cidade fica lotada de visitantes que aproveitam tudo o que o destino tem a oferecer nos dias mais frios: restaurantes badalados na Vila Capivari, arquitetura alpina, chocolates, fondues, queijos e cervejas fazem parte dos roteiros mais tradicionais.

Melhores destinos fora do Brasil

Cordilheira dos Andes

Já quando o assunto são as cordilheiras, a América do Sul conta com a imponente Cordilheira dos Andes, um conjunto de montanhas que passam a maior parte do ano nevadas e, que durante o inverno, abrigam centros de esqui, parques protegidos e inúmeras atividades relacionadas ao clima invernal.

Chile

A cidade de Santiago do Chile é um destino de inverno dos mais procurados na América do Sul. A cordilheira já pode ser vista da cidade, mas é no Valle Nevado que a experiência com esportes de inverno chega ao ápice.

Argentina

Outro destino de inverno bem próximo ao Brasil é a Argentina. O país concentra algumas cidades que ficam branquinhas de neve no meio do ano. Mendoza é um destino imperdível, assim como Chillán e a disputadíssima Bariloche. Mais abaixo do continente sul americano fica Ushuaia, conhecida como a cidade do fim do mundo. Ela também é um destino incrível de inverno.