Desenhos para colorir do Bob Esponja

Bob Esponja Calça Quadrada (originalmente SpongeBob SquarePants), é uma série animada americana, que foi criada por Stephen Hillenburg, um animador e biólogo marinho. O desenho gira em torno de Bob Esponja e seus amigos que vivem na Fenda do Biquíni. Com o tempo, ele começou a ganhar fama mundial, tornando-se um dos programas mais vistos da Nickelodeon.

Desenhos para colorir

História do Bob Esponja

Hillenburg criou a série em 1984, época em que ainda lecionava e estudava biologia marinha, onde hoje é o atual Orange Country Ocean Institute. Nessa fase de sua vida, ele começou a se interessar por animação, e acabou escrevendo uma história em quadrinhos cujos personagens eram formas de vida marinha com características comportamentais humanas. Alguns desses personagens viriam a entrar para o “elenco” de Bob Esponja, incluindo o próprio.

No ano de 1987, Stephen abandonou o instituto e começou a seguir sua carreira de animador e pensou nas possibilidades de criar um projeto envolvendo os seres marinhos que havia desenhado anteriormente. Alguns anos depois, em 1992, ele entrou para o California Institute of the Arts, onde foi aceito com entusiasmo por Jules Engel, que havia ficado bastante satisfeito com o trabalho anterior de Hillenburg.

Após trabalhar em algumas series animadas, em 1996, ele voltou novamente para o projeto do Bob Esponja, trabalhando com vários veteranos da Nickelodeon. Para dublar a voz do personagem principal, Stephen chamou Tom Kenny. De início, o nome dado a ele foi “SpongeBoy”, entretanto, eles descobriram que o nome já havia sido usado anteriormente e estava registrado em uma marca de utensílios de limpeza. Foi aí que Hillenburg decidiu manter pelo menos o “Sponge”, para que as pessoas não confundissem o personagem com um queijo. Logo depois veio o “SquarePants”, que significa calça quadrada, justamente por conta do seu formato.

Aqui no Brasil, a série era transmitida originalmente pelo canal por assinatura Nickelodeon. Mas em seguida, a Rede Globo também passou a exibi-la, a partir do ano de 2001.

Personagens centrais

  • Bob Esponja – o protagonista, que mora na Fenda do biquíni, mora em uma casa com formato de abacaxi e tem um caracol de estimação chamado Gary.
  • Patrick Estrela – é uma estrela do mar que mora embaixo de uma pedra e é o melhor amigo do Bob Esponja.
  • Seu Siriguejo – um caranguejo muito avarento, que também é o patrão de Bob Esponja.
  • Lula Molusco – é um polvo super arrogante que vive em uma estátua da Ilha de Páscoa  e é o vizinho de Bob.
  • Sandy – um esquilo fêmea que usa um traje especial para viver embaixo d’água e que é especialista em karatê.