Dachshund

Por ser um nome difícil, a palavra dachshund é esquecida e por isso algumas pessoas ainda costumam perguntar: qual é a raça do cachorro salsicha? Mas independentemente do nome atribuído a esse cãozinho, sabe-se que ele é um dos mais populares no Brasil.

Talvez devido ao seu porte pequeno e a aparência encantadora. Talvez pela personalidade forte e comportamento engraçado. A justificativa para se ter um dachshund  pode até variar, mas de fato ele está presente em muitos lares brasileiros.

Então, se você quer fazer parte do time de tutores de um salsicha, é recomendável que conheça bem a raça antes de procurar preço ou criadores. Isso porque, existe uma variedade desse mesmo cãozinho com relação ao porte, tipo de pelo e até mesmo a cor da pelagem.

Além disso, você precisa estar atento ao temperamento do animal. Sendo assim, é possível saber se ele combina com o estilo de vida da sua família ou se ele consegue se adaptar a esse novo lar. Mas claro, sem esquecer dos cuidados que se deve ter desde filhote até o final da vida do cãozinho.

Qual é a raça do cachorro salsicha?

Como citado anteriormente, o cachorro popularmente chamado de salsicha, linguiça ou salsichinha é da raça dachshund. No entanto, esse mesmo tipo de cão pode receber outros nomes como cofap, teckel e basset.

Dachshund na grama

Outros nomes para essa raça são: cofap, teckel, basset, salsichinha ou linguiça (Foto: depositphotos)

Apesar dessas variedades, o nome oficial é dachshund e remota a origem dessa raça. De acordo com a American Kennel Club (AKC), essa palavra de origem alemã significa “cão texugo”, pois o cãozinho foi criado especialmente para caçar texugos.

Tipos desse cão

Ainda segundo a AKC, o dachshund pode vir em três tipos de pelagem e em dois portes diferentes. Assim, é possível dizer que todas essas possibilidades são aceitas pelos órgãos que estabelecem os padrões dessa raça.

Além do porte e do tipo de pelagem, o cão também ganha destaque com relação a cor dos pelos. Isso porque, também há uma diversidade na coloração da pelagem desses animais. A seguir você confere detalhadamente todas essas características desse cachorrinho.

Dachshund pelo longo

Esse tipo de dachshund possui uma pelagem longa, principalmente nas orelhas, peito, patas e cauda. Por ter um pelo maior, acaba demandando mais trabalho do tutor com relação aos cuidados. Além dos banhos semanais, é necessário escovação diária para evitar nós nos fios.

Pelo liso

Já o do pelo liso é o mais comum de todos, principalmente entre os brasileiros. Trata-se do típico cãozinho com a pelagem macia e bem rente ao corpo. Com essas características, é o que dá menos trabalho na hora de cuidar da estética do cão.

Pelo duro

O cãozinho de pelo duro é um dos tipos menos comum no Brasil. No entanto, ele é tão fofo quanto os demais. Possui a pelagem curta, mas com um aspecto assanhado e por isso que é considerado de pelo duro.

Salsichinha pelo duro sentado

Apesar da mudança no aspecto do pelo, os tipos dessa raça possuem um temperamento semelhante (Foto: depositphotos)

Dachshund mini

A variedade mini dessa raça possui medidas de tamanho e peso bem menores que o tamanho padrão. Por exemplo, o dachshund miniatura pode ter de 13 a 15 centímetros e o peso ideal é de 4,9 quilos.

Tamanho padrão

Já o tamanho padrão dessa raça, reconhecido pela AKC, tem as seguintes medidas: o comprimento é de 20 a 23 centímetros e o peso pode variar entre 7 a 14,5 quilos.

Cores dessa raça

Apesar da cor mais famosa ser o vermelho, o dachshund arlequim tem uma coloração bastante exótica. Isso porque o cão é todo colorido, da pelagem até a cor dos olhos. Além dessas duas cores, o salsicha pode ser bicolor (preto e marrom) e a variedade de pelo duro é comum ser encontrada da cor javali.

Dachshund preço

Um filhote de salsicha pode custar entre R$ 500 até R$ 2.500. A variação de preço vai depender do tipo de criador ou do canil. Mas de uma forma ou de outra, sempre busque investigar o vendedor para saber quais são as práticas utilizadas no cruzamento dos animais.

Infelizmente, muitos cães são submetidos a uma vida desumana. Isso porque, alguns criadores estão preocupados somente com o lucro obtido com a venda dos filhotes. Caso descubra algum tipo de maus tratos, denuncie.

Mas além de comprar, você também tem a opção de adotar. Seja dessa raça ou não, organizações não governamentais (ONG’s) da causa animal possuem diversos animais esperando a oportunidade de ter um lar.

Personalidade e comportamento desse cachorro

Agora que você conhece as características físicas dessa raça, chegou a hora de saber como é o comportamento e a personalidade do dachshund. Antes de mais nada, é preciso entender que o cãozinho não é ideal para tutores de primeira viagem devido ao temperamento forte que ele possui.

Isso significa dizer que a raça tende a ser um pouco teimosa, o que dificulta os treinamentos. Para contornar essa situação, o dono precisa começar o adestramento desde cedo, ainda na fase filhote. Também durante esse período é ideal incentivar a socialização com outros cães e demais animais de estimação.

Mas de uma forma geral, o dachshund é carinhoso, amigável e inteligente. Ainda consegue ser um cão de natureza cativante, curioso e protetor. E como adora latir, pode ser um excelente cão de alerta para família.

Quantos anos vive um cachorro cofap?

De acordo com informações da American Kennel Club, o dachshund tem uma expectativa de vida longa devido ao porte pequeno. Por isso, é comum ver cães dessa raça completarem 16 anos de vida ou até mesmo mais.

Mas claro, para que o cãozinho dessa raça viva muito tempo, o dono precisa cuidar da saúde e do bem-estar do animal. Por exemplo, uma vez por ano é recomendado uma visita ao veterinário com o objetivo de realizar um check-up. Além disso, vacinas, vermífugos e o anti-pulgas devem estar em dia.

Dachshund pelo liso deitado

Dachshund de pelo liso possui uma pelagem mais trabalhosa (Foto: depositphotos)

Tudo isso sem contar nos cuidados específicos para evitar alguns problemas de saúde que são comuns na raça. Assim, após o banho as orelhas do cão devem ser totalmente secas, evitando infecções.

Outro cuidado é com as brincadeiras, para que elas não forcem a coluna longa que esse animal possui. Também preocupe-se com a alimentação equilibrada e uma rotina de atividades físicas, uma vez que esse cão tem tendência a ficar obeso.

Dachshund filhote

Uma das fases mais delicadas na vida de um cão é a de filhote. Nesse período o cachorro não possui o sistema imunológico completo e precisa aprender muito com o tutor para se tornar um cachorro adulto equilibrado.

Portanto, cabe ao dono levar o cãozinho ao veterinário para que ele receba os primeiros cuidados. Além das vacinas polivalentes, essenciais para evitar doenças virais, o médico deve receitar vermífugos, carrapaticidas e anti-pulgas.

Já com a ajuda de um adestrador, você pode educar o seu dachshund. E assim, desfrutar da companhia de um cachorro salsicha de personalidade educada e carinhosa. Então escolha o seu basset agora mesmo, com relação a pelagem (longa, curta, dura), tamanho (mini ou padrão) e as cores (arlequim, marrom, bicolor).