Cursos online de clarinete grátis

Clarinete

O que é um clarinete?

O clarinete usado frequentemente em orquestras de todo o mundo. Para quem não conhece, trata-se de um instrumento de sopro, que é formado por um tubo cilíndrico de madeira ou outro material, uma palheta de chaves, que quando pressionadas, fecha os orifícios que os dedos não conseguem naturalmente.

Quando analisamos um clarinete, podemos dividi-lo em cinco partes principais, que são:

  • Boquilha: é a parte do instrumento por onde se sopra. Nela, existe uma paleta feita em cana-do-reino. Quando o ar passa, ela começa a vibrar, o que origina o som.
  • Campânula: trata-se do “amplificador” do instrumento.
  • Barrilete: é uma parte usada para a afinação do clarinete. Se o instrumento está alto, puxa-se essa parte para cima, se for o contrário, coloca essa parte para baixo. Os barriletes podem ser de vários tamanhos.
  • Corpo inferior e superior: são nessas partes onde estão instalados as chaves e os buracos onde se toca. O som vai mudando de acordo com a posição dos dedos nas chaves, quando vai abrindo e fechando o certos buracos.

Existem vários tipos de clarinete, cada um deles é usado para um tipo diferente de concerto. O clarinetista deve saber diferenciar cada tipo. Já os seus registros, são divididos em: agudo, médio, grave e superagudo.

Cursos Online

Clarinete

Muita gente procura por cursos de clarinete, mas muitas vezes não tem nenhum perto de casa ou de sua cidade, por ser um instrumento que não é tão comum no dia a dia, como por exemplo, um violão. Por conta disso, muita gente procura opções de cursos e apostilas online, que podem ser feitos no conforto de casa e ajudam bastante na aprendizagem por não ter alguém te pressionando o tempo inteiro nem tirando sua concentração.

Selecionamos algumas opções online para você aprender a tocar clarinete. Confira logo mais abaixo e comece hoje mesmo, é tudo grátis!