Cursos grátis p/ concurso: português, matemática ,direito administrativo, informática

Concursos

O concurso público tornou-se o processo seletivo mais popular e procurado no país, permitindo acesso e estabilidade ao canditado aprovado. Ocorrem anualmente e alguns até mensalmente, sendo vinculados por município ou estado.

O procedimento das provas visa selecionar o canditado mais adequado para dada função, analisando aspectos como grau de escolaridade, podendo haver concurso de nível fundamental, médio, técnico e superior. Alguns possuem cargos perpétuos, onde o canditado só é desligado da função por escolha própria ou em caso de óbito. Outros possuem uma espécie de contrato, onde será delimitado o tempo de serviço do indivíduo, sendo esses mais comuns em regimes municipais, conhecidos por processo seletivo simplificado.

Assim como qualquer fundamento público, os concursos possuem objetivos mediante a républica federativa do Brasil, visado construir uma sociedade livre, justa e solidária, minimizando as desigualdades entre os brasileiros e oferecendo oportunidades e condições para cumprirem seus deveres e direitos.

No Brasil os concursos são sinônimos de estabilidade financeira, onde o salário obtido pelos serviços prestados é coerente com as necessidades atuais, além da segurança de ter um emprego fixo.

A prova

As provas variam com o grau exigido, e em geral apresentam questões de Português, Matemática, Direito, Informática, Língua Estrangeira, Economia, Finanças, Contabilidade, Administração e Gestão Pública, havendo algumas variantes dessas.

Geralmente são de caráter fechado, onde o canditado tem apenas 1 opção certa entre 5 afirmativas.

Alguns desses conhecimentos não são de nível médio, e é necessário um estudo maior e aplicado para estar preparado para a prova, pois a concorrência nos concursos é grande, e a diferença de um erro pode custar uma vaga de emprego.

Cursos e apostilas online

Alguns sites disponibilizam apostilas e cursos gratuitos, outros requerem o pagamento de uma certa taxa, mas a opções não são poucas.

São apostilas atuais, livros e vídeos-aulas que oferecem uma forma mais clara de compreender os assuntos propostos, sendo a internet uma grande fonte de pesquisa e estudo desses candidatos que buscam a autonomia profissional ao prestarem concursos públicos.

Veja algumas apostilas de cursos para concursos para download: