Cursos grátis do Sebrae com certificados

O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Ele é uma entidade privada sem fins lucrativos que oferece soluções para os empreendedores que estão começando agora ou que ainda não são grandes.

A entidade nasceu em 1972 e seu objetivo é possibilitar a sustentabilidade e competitividade dos negócios pequenos. Pensando nisso, o Sebrae oferece cursos grátis com certificados.

A maior parte deles são cursos on-line, o que facilita bastante a participação de todos os interessados independentemente do local onde mora ou do horário disponível para os estudos. Confira opções incríveis para você se profissionalizar agora.

Cursos gratuitos pelo Sebrae

O Sebrae oferece cursos gratuitos voltados ao pequeno empreendedor

O Sebrae é uma entidade privada sem fins lucrativos que atua desde 1972 (Foto: Reprodução | Sebrae)

1. Planejamento estratégico

Esse curso gratuito oferecido pelo Sebrae oferece “um passo a passo claro e detalhado, você irá entender o que levar em consideração na hora do planejamento e, por fim, como desenvolver as competências e sistemas de gestão necessários para tirá-lo do papel”.

Com ele você vai aprender a desenvolver uma estratégia objetiva para o seu negócio e, a partir disso, executar o que precisa ser feito. O público-alvo são microempreendedores individuais, microempresas, pequenas empresas e potenciais empreendedores.

Esse curso gratuito tem carga horária de 15 horas com duração total de três dias. Veja as competências trabalhadas:

  • Entender o que é o Planejamento Estratégico e qual sua utilidade
  • Conhecer as metodologias e as etapas para elaboração do Planejamento
  • Definir uma aspiração vencedora
  • Definir em que campos jogar e como vencer em cada um deles
  • Entender as competências e os modelos de gestão necessários para execução
  • Construir um plano de ações, criar e desdobrar metas
  • Conhecer os tipos de gestão de metas e indicadores, como o OKR
  • Entender as características e o papel do empreendedor para o sucesso da estratégia

Veja também: Os principais cursos profissionalizantes do Senai

2. Customer Success – Como Conquistar e Manter Clientes

De acordo com o site oficial do Sebrae, esse curso ensina aos empreendedores a “aumentar a satisfação dos seus clientes por meio de uma estratégia de Customer Success, por exemplo, vendendo mais para a mesma base de consumidores. Além de compreender os conceitos, o aluno vai entender as métricas e o cálculo do índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento”.

A carga horária da capacitação de Customer Success tem duração de dois dias com carga horária total de 14 horas. O curso é gratuito e oferece certificado ao final.

Apesar de ser on-line, o aluno conta com a orientação de um tutor experiente no assunto, disponível para esclarecer as dúvidas.

3. Iniciando um pequeno grande negócio

Nos cursos gratuitos oferecidos pelo Sebrae é possível aprender noções de como gerir seu negócio

Os cursos ofertados são online com orientação de tutores gabaritados (Foto: depositphotos)

Esse curso mostra o que é preciso saber para iniciar e gerir um empreendimento. O site descreve a metodologia da capacitação da seguinte forma: “o curso oferece noções básicas essenciais e vai além, ajudando na prática de implementação do negócio a partir de estudos de caso e atividades concretas. Além de estudar sobre a importância da pesquisa de mercado, por exemplo, o aluno também aprende a elaborar essa pesquisa para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Ele também trabalha os conhecimentos necessários para que o aluno entenda o seu negócio como um processo e conceba seus produtos e serviços com a qualidade exigida pelo mercado”.

Veja também: Como fazer drenagem linfática? Curso em vídeo online grátis

A carga horária é de 30 horas que ficará disponível por 30 dias gratuitamente. São 10 módulos que abordam os seguintes aspectos:

  • Características de comportamento empreendedor
  • Identificando Oportunidades de Forma Empreendedora
  • Definindo o Segmento de Mercado
  • Pesquisando o Mercado Consumidor
  • Desenvolvendo as Características dos Produtos e Serviços
  • A empresa como um processo
  • Análise Financeira: O que é e para que serve?
  • A Importância do Planejamento
  • O Plano de Negócio como um Processo

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.