O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas. Ele é uma entidade privada sem fins lucrativos que oferece soluções para os empreendedores que estão começando agora ou que ainda não são grandes.
A entidade nasceu em 1972 e seu objetivo é possibilitar a sustentabilidade e competitividade dos negócios pequenos. Pensando nisso, o Sebrae oferece cursos grátis com certificados.
A maior parte deles são cursos on-line, o que facilita bastante a participação de todos os interessados independentemente do local onde mora ou do horário disponível para os estudos. Confira opções incríveis para você se profissionalizar agora.
Cursos gratuitos pelo Sebrae
1. Planejamento estratégico
Esse curso gratuito oferecido pelo Sebrae oferece “um passo a passo claro e detalhado, você irá entender o que levar em consideração na hora do planejamento e, por fim, como desenvolver as competências e sistemas de gestão necessários para tirá-lo do papel”.
Com ele você vai aprender a desenvolver uma estratégia objetiva para o seu negócio e, a partir disso, executar o que precisa ser feito. O público-alvo são microempreendedores individuais, microempresas, pequenas empresas e potenciais empreendedores.
Esse curso gratuito tem carga horária de 15 horas com duração total de três dias. Veja as competências trabalhadas:
- Entender o que é o Planejamento Estratégico e qual sua utilidade
- Conhecer as metodologias e as etapas para elaboração do Planejamento
- Definir uma aspiração vencedora
- Definir em que campos jogar e como vencer em cada um deles
- Entender as competências e os modelos de gestão necessários para execução
- Construir um plano de ações, criar e desdobrar metas
- Conhecer os tipos de gestão de metas e indicadores, como o OKR
- Entender as características e o papel do empreendedor para o sucesso da estratégia
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2. Customer Success – Como Conquistar e Manter Clientes
De acordo com o site oficial do Sebrae, esse curso ensina aos empreendedores a “aumentar a satisfação dos seus clientes por meio de uma estratégia de Customer Success, por exemplo, vendendo mais para a mesma base de consumidores. Além de compreender os conceitos, o aluno vai entender as métricas e o cálculo do índice de saúde dos seus clientes, bem como mensurar o retorno sobre o investimento”.
A carga horária da capacitação de Customer Success tem duração de dois dias com carga horária total de 14 horas. O curso é gratuito e oferece certificado ao final.
Apesar de ser on-line, o aluno conta com a orientação de um tutor experiente no assunto, disponível para esclarecer as dúvidas.
3. Iniciando um pequeno grande negócio
Esse curso mostra o que é preciso saber para iniciar e gerir um empreendimento. O site descreve a metodologia da capacitação da seguinte forma: “o curso oferece noções básicas essenciais e vai além, ajudando na prática de implementação do negócio a partir de estudos de caso e atividades concretas. Além de estudar sobre a importância da pesquisa de mercado, por exemplo, o aluno também aprende a elaborar essa pesquisa para conhecer clientes, fornecedores e concorrentes. Ele também trabalha os conhecimentos necessários para que o aluno entenda o seu negócio como um processo e conceba seus produtos e serviços com a qualidade exigida pelo mercado”.
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A carga horária é de 30 horas que ficará disponível por 30 dias gratuitamente. São 10 módulos que abordam os seguintes aspectos:
- Características de comportamento empreendedor
- Identificando Oportunidades de Forma Empreendedora
- Definindo o Segmento de Mercado
- Pesquisando o Mercado Consumidor
- Desenvolvendo as Características dos Produtos e Serviços
- A empresa como um processo
- Análise Financeira: O que é e para que serve?
- A Importância do Planejamento
- O Plano de Negócio como um Processo