clarinete

Resumo sobre este instrumento musical

O clarinete, ou a clarineta, é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico de madeira (já foram experimentados modelos de metal), com uma bocarra cônica de uma única palheta e chaves (“botões” metálicos, servem para tapar orifícios onde os dedos não chegam). Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista.

O clarinete é um instrumento musical considerado por muitos um instrumento unicamente de “Música Erudita”. Mas isso não é verdade. O clarinete é um instrumento muito versátil e é utilizado em vários estilos musicais: Música Rota, Música Romântica, Jazz, Blues e muito mais.

Eu, Erivelton Lucena, não sei tocar clarinete. Confesso que já tive vontade de aprender como tocar este instrumento, mas desisti – assim como desisti do curso de alemão, das aulas de kung-fu, da escolinha de futebol, das aulas de karatê e etc -.

O único instrumento que eu “arranho” um pouco é o violão.

Ocorreu que acabo de ganhar de aniversário um clarinete e estou em dúvida se aprendo a tocar ou simplesmente guardo o presente e uso-o como enfeite em minha casa.

Na minha última tentativa falha de aprender como “fazer som” com um clarinete, usei alguns cursos que achei pela internet. Cursos até bons, mas o problema não era dos cursos e nem do instrumento, era sim do operador.

Veja alguns cursos de clarinete que achei in internet:

+ Curso online grátis que ensina como tocar clarinete;

+ Apostilas super didáticas com as quais você vai aprender (através de várias dicas) como tocar clarinete.

Pensando bem, vou tentar mais uma vez. Se não der certo, báh! Uso a clarineta como vaso ou peso de papel.