Curso de contrabaixo – baixar grátis

Contrabaixo

História deste instrumento

Até os anos cinquenta, o contrabaixo era um instrumento grande, pesado e desajeitado, que causava muitos transtornos ao músico quando se tratava de carregá-lo até os locais das apresentações, especialmente se fosse em outras cidades, já que os cuidados dispensados aos instrumentos musicais em trens, ônibus, etc.  não eram os mesmos que os donos tinham. Ao vencerem o desafio de passarem por uma viagem, ainda tinham mais uma dificuldade, o volume do instrumento era baixo, já que não era microfonado.

Ao final de 1951, o famoso técnico eletrônico, Leo Fender, da Califórnia, EUA, lançou a revolução que mudaria a vida dos baixistas: o contrabaixo elétrico! Inspirado na guitarra Telecaster, que ele havia lançado apenas um ano antes, chamou o instrumento de Precision. Esse instrumento teve um desenho arrojado e detalhes, principalmente com relação ao som, estudados e testados longamente, mas, ao ser lançado, foi um modelo definitivo, considerado ideal até os dias de hoje, quando apresenta-se com mínimas variações, algumas em função de estética, outras por evolução tecnológica, mas o conceito empregado às funções continuou o mesmo!

Como aprender a tocar contrabaixo?

Existem, em cada cidade, escolas ou cursos presenciais que possibilitam o aprendizado de diversos instrumentos. Atualmente, graças à tecnologia, a Internet também dispõe de cursos online que são completos, alguns com videoaulas, imagens, passo a passo de cada técnica, envio de apostilas e tira-dúvidas através de chats. Cada um deles oferece o curso do instrumento com características próprias e, quem deseja aprender, deve visitar cada um  e ver a qual deles se adapta melhor. O fato é que os cursos online possibilitam a quem não tem tempo ou dinheiro, já que há cursos gratuitos, terem contato e adquirirem conhecimento sobre o instrumento!

Cursos grátis