Curso de ballet – aulas online

Curso de ballet

Curso de dança online

O balé é uma dança que nasceu na Renascença, na Itália, mas se desenvolveu efetivamente na França, no séc. XVII, por isso, a linguagem universal do balé (ballet) utiliza termos em francês. Após o declínio da dança na França, passou a ser desenvolvido e aperfeiçoado em países como Dinamarca, Itália e Rússia, onde teve grandes adaptações e influências, sendo, no século XX, nos Estados Unidos, criado o estilo neo-clássico. Em nosso país, o primeiro espetáculo foi apresentado em 1813, sendo um grande sucesso. Alguns anos depois, a escola do Teatro Municipal de São Paulo montou os primeiros espetáculos do Brasil.

O mais tradicional e também mais metódico dentre os estilos é o clássico, depois vem o balé contemporâneo, obviamente influenciado pelo clássico e pela dança moderna, também utiliza as pontas dos pés e as técnicas do balé clássico. As sapatilhas para possibilitar a dança e o aspecto de leveza das bailarinas eram, a princípio, feitas com pontas extremamente pesadas, depois foram se aperfeiçoando e se tornaram o que são atualmente, uma caixa que abriga as pontas dos pés da bailarina e dá sustentação para que se mantenha nas pontas dos pés.

O sonho de dançar balé povoa o imaginário de várias crianças, mas o curso não é nada fácil!

Um bailarino é formado em, aproximadamente oito anos de exercícios puxados e muitas horas de treinos por semana. Para dançar, é preciso, depois da disciplina, ter um físico apropriado, flexibilidade e equilíbrio. Sendo recomendado por especialistas, que as aulas comecem na infância, a partir de três anos de idade, com muito cuidado pelos pais para que os professores sejam realmente confiáveis e competentes, pois, um mau professor pode causar danos e até lesões futuras, problemas de postura, musculatura e articulações. Outra observação sugerida aos pais de crianças que dançam balé é que, escolas que exigem o uso das sapatilhas de pontas antes dos nove anos de idade estarão prejudicando o desenvolvimento das pernas dessas crianças, portanto, é bom observar bem!

As crianças tem facilidade para aprender balé e, em certos casos conhecidos de dedicação e talento combinados, são escolhidos para participarem de cursos de escolas importantes do exterior.

Cursos online…

Cursos de ballet - aulas online

Atualmente, com as facilidades e evolução da tecnologia, que tanto nos possibilita, surgem cursos de balé pela Rede mundial de Computadores, oferecendo cursos à distância para que um número maior de pessoas possa ter acesso às informações. Já que a maioria das pessoas não possui condições de pagar mensalidades de academias de dança, esta se torna uma alternativa, especialmente para quem não pretende seguir carreira, apenas experimentar os movimentos da dança, aprender a alongar antes e depois dos exercícios do balé, além de aprender algumas lições teóricas a respeito da dança e também aprender as técnicas dos principais passos. As vídeo aulas ensinam coisas como estas e são especiais para complementação de um curso presencial, pois, em se tratando de aperfeiçoamento dos movimentos, apenas um professor pode corrigi-los a fim de refiná-los. As aulas pela web podem matar a curiosidade e realizar o sonho de quem sempre quis dançar balé e não pode, como adultos.

Quanto aos preços dos cursos de balé, variam muito, dependendo de módulos, pacotes, etc. Mas um dos preços que foi possível averiguar, foi o de um curso de verão, de seis dias, ao custo de R$50 (site: http://www.gestosballet.com.br/).