, ,

Cosplay: o que é? Fotos de personagens de animes

Hobbie

Abreviação do termo “costume play” onde costume significa traje/fantasia e play equivale a brincadeira/interpretar, o cosplay é um hobbie das pessoas apaixonadas por animes e jogos japoneses, que gostam de vestir-se igual ao seu personagem preferido. Apesar do foco principal ser em cima dos personagens da cultura japonesa como mangá e anime, hoje em dia é muito comum também encontrarmos cosplay de outros desenhos animados e filmes.

Os cosplayers – praticantes de cosplay – precisam aprender a interpretar o personagem que escolheram. Saber como é sua personalidade, fala, postura e poses típicas. Geralmente eles praticam o hobbie e a interpretação nos encontros de fãs de cosplay e eventos de anime e jogos.

Essa prática tem ganhado atenção no mundo inteiro pela representação dos personagens de animes, desenhos, filmes e jogos. Existem anualmente diversas convenções de cosplay espalhadas pelo mundo inteiro, onde há inclusive premiações para os cosplayers mais parecidos com o personagem. Para isso eles avaliam todo o conjunto de figurino, cabelo, maquiagem, cenário e interpretação.

Há diferentes relatos sobre o surgimento da prática do cosplay no Brasil. Algumas histórias mencionam a convenção de Jornada nas Estrelas em 1980 e outras falam do encontro de jogadores de RPG em 1994 como aparecimento do primeiro cosplay no Brasil. Mas o que é considerado oficialmente como marco inicial dos cosplayers brasileiros é a Mangacon, primeira convenção brasileira sobre mangá, realizada em São Paulo pela Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações (ABRADEMI).

Foi nessa mesma época que teve início a difusão de anime na TV brasileira, o que contribuiu para a popularização do cosplay.

Muitos rotulam os cosplayers como excêntricos, e até arriscam dizer que são reclusos, isolados e sem amigos. Mas ao contrário disso, eles aparentam ser bastante sociáveis. E seu hobbie está longe de ser uma forma dessas pessoas escaparem da realidade. A prática do cosplay exige preceitos sólidos. É necessário ter muita criatividade, organização, potencial artístico e capacidade de superar desafios.

Fotos de cosplayers

Naruto

Cosplay de Naruto

 

Kakashi

Cosplay de Kakashi, personagem de Naruto

 

Sakura

Cosplay de Sakura, personagem de Naruto

 

Ash - Pokemon

Ash, personagem de Pokémon

 

Misty

Cosplay de Misty, personagem de Pokémon

 

Jesse e James

Jesse e James, personagens de Pokémon

 

Menina Cosplayer

Alguns cosplayers ficam realmente idênticos

 

Cosplay

Muitos possuem fantasias super elaboradas

 

Bleach

Cosplay de Bleach

 

Cavaleiros do Zodíaco

Cosplay de Cavaleiros do Zodíaco

 

Death Note

Cosplayers de Death Note

 

Misa

Cosplay de Misa, personagem de Death Note

 

Dragon Ball

Cosplayers de Dragon Ball

 

Fairy Tail

Cosplay de Fairy Tail