Córnea: o que é, doenças e cirurgia

Cirurgia de Córnea

O que é a córnea?

Como num relógio, que tem um vidro protegendo a parte interna, o olho tem a córnea como uma transparência que cobre a íris, que é a parte colorida do olho. Quando alguma doença a deixa embaçada e compromete sua transparência, deixando-a como um vidro fosco, a solução é a cirurgia.

Causas para o comprometimento da córnea

Diversas são as causas que podem ocasionar danos à córnea, podendo ser genéticas, o que são casos mais raros; degenerativas por causa da idade; casos de Distrofia, que costumam ocorrer em pessoas entre os vinte e os cinquenta anos de idade; também podem ocorrer acidentes que causem traumatismos ou queimaduras químicas e ainda as infecções.

Cirurgia de córnea

O transplante de córnea é indicado aos casos em que a lesão afeta a córnea mais profundamente e os tratamentos são ineficazes.

Normalmente a rejeição nos casos de transplantes de córnea não é comum e não costuma ser grave, ocorrendo entre 10 a 15% dos casos e respondendo bem ao tratamento medicamentoso.  Quando não há esta resposta ao tratamento, o que costuma acontecer apenas em 1% dos casos, um novo transplante poderá ser indicado.

A  recuperação da visão nos casos de transplante dependerá da causa que ocasionou a cirurgia.

Os transplantes de córneas são possibilitados pela doação de olhos.  A parte central da córnea  doada é usada, do tamanho semelhante à que é retirada do paciente com lesão de córnea. Se for autorizado o transplante, a retirada deve ser feita em até seis horas, o mais cedo possível.

Para ser doador de córneas, não importa se a pessoa sofre de algum problema de visão como astigmatismo, catarata, hipermetropia ou miopia, pois apenas a córnea é utilizada no transplante e o resto é utilizado em pesquisas de doenças dos olhos.

Também é possível utilizar a cirurgia a laser em determinadas circunstâncias, em que a córnea necessita correção, sem que seja necessário o transplante de córnea.

Fontes pesquisadas:

abcdasaude.com.br

belaparrochinha.blogspot.com

boasaude.uol.com.br