Condroblastoma: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamentos

radiografia mostrando Condroblastoma

O que é?

O Condroblastoma, é um tumor benigno ativo formado por células cartilaginosas imaturas, que são caracterizadas por afetar epífises dos ossos mais longos. Também chamado de Tumor de Condman, o condroblastoma representa cerca de 5% dos tumores benignos e ocorre geralmente em jovens e crianças com idades entre 5 e 20 anos, principalmente os do sexo masculino.

Sintomas

Na maioria dos casos, os sintomas são praticamente mínimos, entretanto, podem surgir sinais como:

  • Dor e edema no local do tumor;
  • Limitações articulares.

Muitas vezes a dor causada pelo condroblastoma é confundida com uma inflamação nas articulações ou até tendinite.

Diagnóstico

Primeiramente, é feito o exame físico, posteriormente são realizados exames de imagem como a radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética nuclear. Além desses, também são realizados exames anatomopatológicos.

Na radiografia, podem ser observadas lesões localizadas, ovais ou arrendadas. Já a tomografia e a ressonância são importantes na avaliação precisa da localização e extensão da lesão na epífsise, além de detectarem a presença de calcificações no seu interior e para saber se a placa de crescimento foi comprometida.

Tratamento

O tratamento mais eficaz para o condroblastoma é a curetagem com enxertia óssea. Esse método deve ser feito com cuidado para não danificar a cartilagem articular nem a placa de crescimento. Caso seja feita a curetagem simples, sem a enxertia, o risco de recidiva local aumenta significativamente.

Fontes de Informações

Tumorosseao.com.br

ABC da Saúde

unifesp.br