Compras no Paraguai – valor das cotas, documentos e produtos permitidos

paraguai

Existem algumas regrinhas básicas que devem ser seguidas para evitar constrangimentos na hora de atravessar a Ponte da Amizade rumo a Foz do Iguaçu, em nosso país.

Separei dicas da internet mesmo, de sites especializados em compras  de produtos no Paraguai, que lhe darão um rumo acerca de documentos necessários, cotas máximas de compra, valor dos impostos e etc. Confira:

  • Lembre-se de levar seu RG ou passaporte, pois a Carteira de Motorista brasileira não tem valor algum no Paraguai.
  • Quem irá sair do Paraguai por via terrestre ou pelo aeroporto de Foz do Iguaçu somente poderá comprar até US$ 300,00. No caso daqueles que pegarão vôo em Ciudad Del Este, o valor aumenta para US$ 500,00.
  • Caso você ultrapasse o valor das cotas, deverá pagar 50% de impostos sobre o excedente.
  • Dentre os produtos proibidos estão: cigarros, remédios e bens cuja quantidade tevele intuito comercial/industrial.
  • Quantidades permitidas para cada item:  Equipamentos e componetes de informática: 01 item (exceto memórias, que são permitidas 02 itens.). Instrumentos musicais: 02 itens; Relógios: 05 itens; Eletrônicos: 02 itens; Brinquedos: 15 itens, no máximo 03 de cada modelo; Roupas: 12 itens, no máximo 03 de cada modelo; Cosméticos e perfumes: 05 itens, no máximo 03 de cada tipo; Bebidas alcoólicas: 12 garrafas ou litros.
  • O que é DBA?: Esta sigla significa “Declaração de Bagagem Acompanhada”. É um documento para declarar o pagamento de impostos caso você exceda a cota permitida.