Como tratar insônia em bebês e crianças

Insônia

A insônia não é um problema que só afeta os adultos, muitas crianças e até bebês têm problemas na hora de dormir. Geralmente o grande motivo de crianças sem sono na hora correta é que os pais mal-acostumam seus filhos. Uma criança que sofre de insônia herda um baixo rendimento no aprendizado, problemas de crescimento, além de tornar-se insegura, hiperativa e irritada. Não é somente a criança que sofre com esse problema, os pais muitas vezes acabam se estressando mais e isso pode resultar até em separação, provocada pelo cansaço e nervosismo. Esse distúrbio atinge em maior proporção as crianças por volta dos seis meses de idade, contudo o problema jamais deve ser resolvido com medicações para insônia, a não ser que haja prescrição médica.

O despertar indesejado

Uma criança normalmente dorme muito mais horas que um adulto, por exemplo, as de 1 a 2 anos costumam dormir até 13 horas diárias. Essa quantidade de horas vai diminuindo com o passar dos anos, todavia é mais comum que nos primeiros anos a insônia apareça. As causas podem ser várias, tanto físicas (dores ou dificuldades respiratórias) quanto psicológicas (pesadelo, sonambulismo etc.). Em casos severos onde a criança não consegue voltar a dormir e passa a noite intera acordada, é uma insônia chamada “lactente” e deve ser consultado um pediatra para que ele dê o diagnóstico do problema.

Dicas recomendáveis para colocar a criança para dormir

  • Banho de imersão: a água quente dilata os vasos, oferecendo uma queda de pressão. Se misturado com ervas o efeito é ainda mais eficiente. É um momento bastante relaxante e algumas crianças até dormem durante ele.
  • Objetos de conforto: bonecos, bichinhos de brinquedo (preferencialmente sem pelos) ou até mesmo uma fralda de pano. Deixar a criança dormir com um objeto afetivo deixará ela mais segura para dormir sozinha.
  • Canções de ninar: é uma ótima ideia para acalmar a criança e a acostumar com o horário de dormir. Pode ser importante cantar sempre a mesma música, pois ela ficará gravada na memória, lembrando que esta é a hora de dormir. CDs com músicas suaves também servem.
  • Contar histórias: sejam inventadas ou lidas, contar uma historinha para a criança dormir pode ser um dos momentos mais agradáveis do dia, além de despertar o interesse pela leitura e criar maiores laços de afetividade com o filho.
  • Chá de camomila: não somente o chá dessa erva propriamente é indicado, qualquer líquido morno já ajuda o sono a aparecer.

Dicas NÃO recomendáveis

  • Deixar a criança dormir com os pais
  • Alimentar o bebê enquanto ele dorme
  • Balançar a criança
  • Levar para passear pela casa ou de carro

Deixar que a criança chore até dormir, pode ou não?

É uma técnica considerada polêmica para alguns pais, mas não é tão incorreta quanto parece. Os pais não devem ir até seu filho no primeiro indício de choro, é indicado que espere um pouco, se não parar e a criança começar a sentir desespero vá até ela e a acalme.