Como ter uma menstruação menos dolorida

Cólica Menstrual

A menstruação dolorosa, também conhecida como cólica menstrual é um dor que ocorre na região pélvica, antes ou depois da menstruação. Chega a ser tão desconfortável que muitas vezes impede a realização de atividades simples do dia a dia, na maioria das vezes necessitando de medicação para se ter um alívio. Além de que, a dor muitas vezes vem acompanhada de stress, irritabilidade, ansiedade, entre uma série de fatores psicológicos característicos da TPM (Tensão Pré-Menstrual), o acaba por agravar a situação.

Existem muitos métodos que podem aliviar e controlar as dores causadas pela menstruação. Um dos métodos mais usados é o uso de pílulas anticoncepcionais de uso cíclico ou contínuo, que torna a menstruação bem menos dolorosa. Além dos anticoncepcionais, também são usados anti-inflamatórios não-esteroides, que dependendo da prescrição médica, podem ser tomados antes ou durante todo o período da menstruação.

Outra forma de se amenizar os efeitos da menstruação é através da comida, pois durante a menstruação a mulher perde uma série de vitaminas, minerais e proteínas, as quais devem ser repostas no organismo através de uma alimentação balanceada não só no período menstrual, mas no mês inteiro. O consumo regular desses tipos de nutrientes faz com que a mulher tenha mais energia e menos cansaço durante a menstruação. Essa dieta alimentar deve conter pouca gordura animal, ovos e derivados do leite, e sendo focada para os vegetais, sementes cruas, legumes e frutas.

Exercícios físicos de nível moderado, assim como o uso de massagens, bolsas térmicas quentes, banhos mornos e afins também ajudam a ter uma menstruação menos dolorida. Lembrando de que não é aconselhável a automedicação nos casos de cólicas menstruais, se as dicas apresentadas não amenizarem, e a dor for severa, procure um médico e ele lhe indicará um tratamento adequado.

Fontes de Informações

ABC da Saúde

copacabanarunners.net

mulherbeleza.com.br