Como ter sucesso no retorno ao mercado de trabalho

A crise que atingiu a economia brasileira, há cerca de três anos, trouxe diversos prejuízos para todos os setores. Em relação ao mercado de trabalho, o impacto apresentado por ela não foi menos catastrófico, em que muitas pessoas foram dispensados dos postos de trabalho. Perante a lenta recuperação, muita gente se pergunta o que deve fazer para não se manter, por tanto tempo, fora do mercado de trabalho?

Segundo os especialistas, o melhor a se fazer é recorrer a tecnologia para não ficar desatualizado. De acordo com Marcos Roberto Alves, diretor da Thutor – plataforma online que conecta profissionais treinados para ajudar a resolver problemas e potencializar resultados – para alcançar um novo emprego mais rápido e de forma certeira, é preciso ter um foco e traçar um plano de metas e objetivos em curto, médio e longo prazo.

Como ter sucesso no retorno ao mercado de trabalho

Foto: pixabay

O que fazer para voltar ao mercado de trabalho?

Mediante a tudo que foi dito até agora, ficar de braços cruzados, esperando a oportunidade bater na sua porta, não é a saída mais aconselhável. O profissional tem de se mostrar interessado em conseguir algo, além do mais, buscar cursos de aperfeiçoamento também é uma ótima saída para driblar a concorrência. Fora isso, Marcos Roberto Alves passa mais algumas dicas:

Tenha objetivos claros e específicos

Criada por Márcio Fernandes – um dos CEOs mais admirados do país – a Filosofia de Gestão, consiste em colocar a felicidade como base principal para alcançar sucesso na vida.  Aproveite e busque a área que realmente te faça realizado. Você tem de fazer do trabalho uma coisa prazerosa. Afinal de contas, você terá de levantar da cama todos os dias para seguir para o trabalho e se for uma ocupação a qual não se identifique, tudo fica ainda mais complicado.

Peça ajuda a profissionais capacitados

Hoje no mercado existe uma plataforma online que ajuda pessoas a terem uma consultoria. O usuário preenche um cadastro, responde perguntas sobre qual área precisa de auxílio. Em seguida ele é direcionado para um profissional treinado para o assunto específico que citou. Por ser online, ele pode se conectar de onde tiver, sem sair de casa, o que ajuda para quem está em busca de um emprego.

A Thutor, por exemplo, é uma plataforma online que conecta tutores profissionais treinados para ajudar a resolver problemas e potencializar resultados para pessoas que precisam de apoio pessoal e profissional. Um especialista treinado irá lhe orientar sobre a rotina. Tire todas as suas dúvidas, relate sobre os problemas profissionais que já teve, assim diminuirá os riscos de acontecer novamente.

Refaça seu currículo e atualize suas redes sociais

Depois de pensar no que te faz feliz e obter ajuda profissional, atualize seu currículo, coloque as habilidades que tem e o que gosta de fazer. Inclua suas conquistas profissionais, valorize-se. Certifique-se se o que está procurando está de acordo com o que está escrito. Aponte nos primeiros tópicos a área que tem mais experiência. Atualize suas redes sociais como Linkedin, onde irá te ajudar nessa nova fase.