Como se tornar um líder de sucesso

LiderançaO que é ser líder?

Liderança é o processo de condução de um grupo de pessoas com o intuito de alcançar determinado objetivo.

Um líder delega funções. Fora isto, ele ajuda o grupo motivando-o e influenciando-o, para que assim logrem do “doce” sabor do sucesso.

Atualmente os líderes têm se empenhado na busca do desenvolvimento de seus subordinados. É preciso que ele consiga fazer com seus funcionários trabalhem com “amor” pela empresa (ou pelo menos por sua função), para que assim produzam com mais qualidade.

Como você pôde perceber, um líder assume muitas responsabilidades. Para que ele consigua obter êxito junto a sua equipe, ele precisa utilizar toda a sua experiência.

Veja algumas dicas de como se tornar um líder de sucesso

Aprenda a cultura empresarial

  • Entenda a empresa, a sua política e conheça os princípios básicos da organização.
  • Não deixe a empresa ter um efeito sufocante: quando há uma coisa que não entende, pergunte e não se esqueça que a única pergunta estúpida é aquela que não faz.
  • Mantenha os olhos abertos
  • Observe, olhe e escute. Aprenda tanto das pessoas que respeita como das pessoas que não são as suas favoritas.

Trabalhe ‘no duro’

Empenhe-se a sério no seu trabalho. Mostre-se interessado, activo e cheio de ideias novas. Tente fazer mais do que supostamente lhe compete.

Dê atenção à família

O apoio da sua família é indispensável. Avançar dentro da empresa significa, às vezes, uma mudança regular para um novo local. Encare essas mudanças pelo lado positivo. Encontrar um bom equilíbrio entre o trabalho e a vida privada é um desafio.

Ganhe experiência

Não hesite em aceitar vários trabalhos dentro da empresa, mesmo que estes não signifiquem nenhuma subida na hierarquia. Quanto mais souber sobre a empresa, melhor para si.

Procure um bom conselheiro

Escolha um bom conselheiro. Aprenda os truques do ofício e tire frutos com a experiência dele. Peça sempre o seu conselho, seja atencioso e aperceba-se da importância de ter bons colegas, pois também eles podem influenciar a sua carreira.

Foque o seu objectivo

Aconteça o que acontecer, não perca o seu objectivo de vista. Se alguma coisa correr mal, admita-o e siga em frente.

Desenvolva uma rede

Aproveite todas as ocasiões para estabelecer contactos.
Este aspecto deve estar presente tanto na sua vida privada como na profissional. A informação e os contactos tanto podem ser dados pela sua prima como pelo concelho de administração. Conheça homens e mulheres de sucesso e empreendedores que fazem o mesmo que você.

Saia do seu gabinete

Não se esconda atrás da sua secretária.
Procure contactos e fontes e faça-se sócio de associações profissionais e outras que considere interessantes.
Visite feiras e participe em conferências ou seminários profissionais. São todos excelentes meios de aprendizagem. Poderá também desenvolver a sua rede de contactos nessas ocasiões. As pessoas não o podem ajudar, empregar nem recomendar se não o conhecem!

Desenvolva as suas capacidades

Liste as suas capacidades e desenvolva capacidades específicas que o podem fazer subir dentro do seu setor.
Informe-se sobre as possibilidades de formação para adquirir novos conhecimentos e alargue assim o seu espectro. Muitas empresas pagam cursos universitários ou seminários. Se não o fizerem, invista você mesmo na sua formação. Se puder, pague do seu bolso.

Faça um plano

Não tem que cumprir o plano rigorosamente, mas delinear objectivos, pensar neles, visualizá-los e escrevê-los, ajuda a pessoa a focar-se no que realmente quer fazer.
Reavalie o planeamento da sua carreira constantemente e procure uma pessoa de confiança que pode ajudá-lo a determinar os seus objectivos. Aperceba-se também das tendências económicas e dos movimentos no seu sector. É sempre bom estar actualizado.

Passe a estar online

Não subestime o poder da Internet.
É um meio para entrar em contacto com outros gestores e para trocarem experiências. Através da Internet pode aumentar a sua lista de contactos consideravelmente. Lembre-se que a Web é também uma fonte ilimitada de informação.

Você gostou do perfil padrão de um líder? Que tal colocar estas dicas em prática e entrar para este grupo?