Publicado por Redação

Nossa família e nossa casa costumam ser nossos maiores bens. Por isso, é importante cuidar de ambos. Uma forma para isso acontecer é sempre ficar de olho na manutenção da madeira do telhado do imóvel para que todos fiquem protegidos e sejam evitados acidentes domésticos. Você sabe por exemplo, a cada quanto tempo é necessário trocar a madeira do telhado?

É preciso ficar de olho, pois o madeiramento da casa sofre com a ação do tempo que pode causar infiltrações, apodrecimento, desnível e outros problemas estruturais que comprometem a segurança, caso não seja realizada a manutenção periódica do telhado do imóvel.

Manutenção do telhado periódica evita desgaste e aumenta a segurança da cobertura

Pinte as telhas para valorizar o imóvel e aumentar a durabilidade do telhado (Foto: depositphotos)

A cada quanto tempo preciso fazer manutenção do telhado?

Não existe tempo determinado para que sua madeira ou telhas se deteriorem. Vai depender muito da qualidade dos materiais colocados na casa e das condições climáticas para se determinar o tempo certo de realizar a manutenção do telhado em si.

Porém, o indicado é que todos os anos, o telhado passe por uma inspeção que analise como está a vida útil dele. O aconselhado é sempre que possível, algum morador verifique se existem telhas quebradas, rachadas ou fora do lugar.

“Muitas pessoas deixam para fazer o trabalho quando o telhado já está bastante comprometido. A prevenção prolonga sua vida útil”, adverte Luiz Rodrigues dos Santos, proprietário da Quali Total Telhados, ao jornal Gazeta do Povo.

Qual é a melhor época para manutenção do telhado?

De acordo com João Paulo Baggio, diretor de engenharia da Construtora Baggio, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo, o inverno é uma das melhores épocas do ano para realizar a manutenção da cobertura, pois permite ver exatamente onde estão os problemas.

A ocorrência de chuvas facilita a identificação das telhas que precisam ser trocadas ou de lugares onde a pintura está precisando ser renovada.

Como fica o telhado durante a manutenção?

Segundo Luiz Rodrigues dos Santos, você não precisa ficar sem telhado durante a manutenção periódica, pois as empresas especialistas dispõem de lonas reforçadas e com grandes dimensões para proteger o ambiente interno das chuvas durante a reforma do telhado.

Alex Denilson Antunes dos Santos, sócio da Pintura Nova Geração, dá uma dica incrível para quando você for realizar a manutenção do seu telhado: pinte as telhas para valorizar o imóvel e também para aumentar a durabilidade do telhado. Sem tinta, elas adquirem manchas escuras que desvalorizam as peças e a fragilizam.

“Neste caso, antes de pintar é preciso lavar bem o telhado com produtos específicos, como o hipoclorito de sódio, para remover a sujeira e os fungos das telhas. Após um dia de secagem, a pintura pode ser aplicada”, indica o especialista em entrevista ao Gazeta do Povo.

Seguindo essas dicas, sem dúvida você fará uma manutenção eficaz no telhado da sua casa, promovendo assim mais durabilidade do mesmo e segurança para você, sua casa e toda a sua família.

Além do telhado, que tal fazer também uma manutenção na fachada da sua casa ou imóvel? Veja aqui fachadas de lindas casas simples.

Veja mais!