Como planejar uma viagem de final de ano sem gastar muito dinheiro

Viajar em alta temporada como, por exemplo, no mês de julho ou nas festas de final de ano, pesa mais no bolso do que em períodos de baixa estação.

Porém, é possível se programar para passar o natal, ano novo e os primeiros dias de janeiro em um destino incrível. Mas, para isso, é preciso economia e planejamento.

Se a viagem realmente precisa ocorrer no final de ano, você tem que começar hoje a montar o seu roteiro, pesquisar hotéis, aluguel de carro, passagens aéreas e passeios. Assim, você vai conseguir economizar uma grana e curtir um monte!

Viaje sem gastar muito dinheiro

Como planejar uma viagem de final de ano sem gastar muito dinheiro

Foto: depositphotos

1. Escolha o destino ideal

O primeiro passo é escolher o seu destino. Nacional ou internacional, uma coisa é certa: as cidades mais turísticas estarão lotadas. Existem algumas alternativas para fugir das grandes concentrações de visitantes como escolher para se hospedar em lugares menos concorridos e, consequentemente, mais baratos.

Se o seu foco é passar uns dias em Porto de Galinhas (PE), porque não se hospedar em outras praias do litoral Sul de Pernambuco e aproveitar para fazer um bate-e-volta? Ou, se você quer ir a Miami, será que não vale a pena passar uns dias em Sunrise, que fica na região metropolitana? Isso tudo pode ser analisado na hora de fazer economia.

2. Fique de olho nas promoções

Se você vai precisar de avião para chegar ao seu destino, fique de olho nas promoções que são anunciadas ao longo do ano. E não são poucas! Para acompanhar de perto, assine as newsletters das principais companhias aéreas e utilize bastante os portais de comparações de passagens aéreas como Skyscanner, Viajanet e Kayak.

Dois aplicativos nacionais podem ser instalados no seu smartphone e também te avisarem sobre preços inacreditáveis: Melhores Destinos e Passagens Imperdíveis.

3. Use pontos do cartão de crédito

Se você já faz uso do cartão de crédito, dê preferência aqueles que te oferecem pontos que podem ser trocados por milhas aéreas. E não só cartões, alguns postos de gasolina e lojas também oferecem esse benefício adicional. Não perca a oportunidade e faça uso dessas regalias, quem sabe você não consegue pontos suficientes para viajar praticamente de graça!

4. Faça parte de programas de fidelidade

Filia-se às principais cias aéreas pelas quais você deseja voar e acumular milhas. Um trecho longo de avião pode lhe render outro menor somente com pontos.

5. Inove na hospedagem

No final de ano, os hotéis ficam lotados e as diárias passam a ter preços exorbitantes. Mas você já pensou em alugar um apartamento ou flat para temporada? Existem ótimas opções em sites como Airbnb e Alugue Temporada.

Faça uma pesquisa e você vai se surpreender com os preços dos imóveis. E o melhor: em casos de famílias inteiras é possível ainda economizar na alimentação, pois esses locais contam com estrutura completa de cozinha e outras amenidades. O segredo para não errar é pesquisar sobre as avaliações de clientes anteriores!

Viu como é fácil economizar e fazer uma viagem incrível de final de ano? Começa já a viver essa aventura!