Como fazer uma divertida brincadeira de amigo secreto?

Amigo secreto

Pura diversão!

Esta é a brincadeira comum em finais de ano, normalmente realizada em família ou para encerrar as atividades anuais de trabalho em empresas e escolas, reunindo várias pessoas para confraternizarem e se divertirem.

A brincadeira de amigo secreto deve ser bem organizada para que seja mais divertida. Quanto maior a organização, menos chances de algo dar errado e acabar estragando o momento da revelação, que é o mais esperado!

Veja como normalmente funciona o mecanismo da brincadeira

  • Antes de tudo, é preciso estabelecer as regras entre os participantes, quanto à data da revelação e entrega dos presentes, que geralmente ocorre durante a festa anual da empresa, no último dia de aula nas escolas ou, na noite de Natal entre as famílias. Também o valor do presente a ser dado deve ser combinado. Normalmente as pessoas combinam valores “entre tanto e tanto” ou “ a partir de tal valor”, que fica a critério da própria pessoa escolher quanto pode gastar nesse presente.
  • Uma pessoa escreve os nomes de todas as pessoas que estão listadas como participantes, em pequenos pedaços de papel e os coloca numa caixa ou saco para serem sorteados;
  • a seguir, reunem-se, na medida do possível, todos os participantes ou, a pessoa incumbida da tarefa, passa de sala em sala, levando os papéis a serem sorteados;
  • a cada pessoa que pega um papel, o nome é riscado da lista de participantes, até que todos tenham pegado o nome do amigo.
  • caso alguém pegue o próprio nome, o sorteio deve recomeçar, com a devolução de todos os papéis com nomes.
  • Com o nome sorteado em mãos, o amigo oculto pode mandar mensagens e dicas ao amigo para que ele fique cada vez mais curioso sobre quem tirou seu nome. Por isso, é interessante, quando o sorteio acontece dias antes do dia da revelação, assim, as brincadeiras são possíveis.
  • Presentes - amigo secretoHá ainda a possibilidade de se fazer um amigo secreto “relâmpago”, quando todos são orientados a comprarem um presente unissex de tal valor e levarem a uma festa. Na hora, os nomes de todos são sorteados e a troca acontece.  Esta pode ser uma ocasião propícia para ser feita a brincadeira chamada “quero trocar o presente”. Funciona assim, os presentes são colocados todos em cima de uma mesa e os nomes dos participantes, numa caixa. Uma pessoa vai sorteando um por um e a pessoa sorteada então, se dirige aos presentes e escolhe o que mais o agradar, pelo formato da embalagem. Aqui, entra uma ideia legal, que é caprichar na embalagem! Também podem ser feitas aquelas “pegadinhas”, onde se colocam presentes pequenos em embalagens grandes e bonitas, por exemplo. A primeira pessoa sorteada deve ficar com o presente escolhido, após esta, as subsequentes podem querer “roubar” os presentes dos outros participantes, então, a troca é feita, até que todos tenham sido sorteados. A primeira pessoa, pode pedir então, para trocar o seu, quando todos já estiverem com os presentes escolhidos. Essa brincadeira dá muita movimentação e risadas!
  • Outra variação do amigo secreto é o chamado “amigo às avessas”, que é boa para se fazer em grupos grandes, onde nem sempre as pessoas se conhecem bem para dar as características umas das outras. Funciona assim: a primeira pessoa vai para trás de uma porta ou outra peça e o amigo secreto se revela aos outros participantes. Eles então é quem darão as dicas sobre o amigo secreto à pessoa que se escondeu e ela terá que adivinhar quem é a pessoa. Se errar, ainda, poderá ter que  pagar uma prenda escolhida por esse amigo secreto.
  • Ainda há as versões de amigos secretos em que os presentes são prédeterminados, como: todos devem dar e receber chinelos, cds, presentes das lojas de 1,99, meias que tenham a ver com a personalidade do amigo ou canecas que tenham a cara dele, etc.

Vale qualquer coisa criativa para deixar a festa mais divertida e ainda mais animada!