Quando chega o natal, junto com o desejo de ganhar presentes vem o de comer as deliciosas comidas feitas neste período do ano.

Dentre estas iguária culinária está o panetone.

História do Panetoni

A história do panetone tem origem em uma história de amor. Tudo começou, no século 15, quando um jovem milanês membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma do pão que totalmente diferente. A superfície foi moldado no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão.

O sucesso do pão foi imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida como o pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica.

Muita gente compra este pão (ou bolo) pronto, e outras pessoas, aqueles que gostam de fazer tudo com as mãos, fazem o panetone em casa.

Pensando no segundo grupo de pessoas que criei esta página.

Vejas duas receitas deliciosas de panetone:

Receita de Panetone normal:

Ingredientes para fazer o panetone:

Ingredientes para a Massa da receita:

1 xícara (chá) de água morna
1 xícara (chá) de farinha de trigo
4 tabletes de fermento biológico fresco
200g de manteiga
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 pitada de sal
6 gemas
1kg de farinha de trigo
1 xícara (chá) de água morna

Ingredientes para o Recheio da receita:

2 xícaras (chá) de frutas cristalizadas
½ xícara (chá) de nozes picadas
1 ½ xícara (chá) de uvas passas pretas

Demais Ingredientes:
4 colheres (sopa) de margarina para cobrir os panetones

Como fazer o panetoni:

Massa: Em uma tigela, coloque a água morna, a farinha de trigo de trigo e o fermento. Misture e deixe descansar por 10 minutos. em seguida, acrescente a manteiga, o açúcar, as gemas, o sal, a farinha e a água morna. Misture até obter uma massa homogênea e deixe descansar por 40 minutos ou até dobrar de volume. Em uma outra tigela, misture as frutas cristalizadas, as nozes, as uvas passas e reserve.
Divida a massa em quatro partes. Abra cada uma das partes e espalhe o recheio. Enrole como um rocambole, uma as pontas e coloque em uma forma para panetone. Repita a operação com as outras partes da massa e deixe descansar por 10 minutos. coloque uma colher de margarina sobre cada panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por 40 minutos ou até dourar.

Dica: antes de passar a margarina sobre o panetone, faça um X sobre o panetone com o auxílio de uma faca para a margarina penetrar mais na massa.

Sugestão: no recheio, colocar chocolate ao leite ou meio-amargo picados.

Receita de Panetone Light:

Ingredientes para esta receita:

2 colheres de sopa de açúcar magro
25 g de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de essência de panetone
750 g de farinha
80 g de fermento
250 g de frutas cristalizadas
200 g de frutas secas
3 gemas
150 ml de leite
1 colher de sobremesa de raspas de limão
150 g de manteiga sem sal
1 colher de café de noz-moscada
100 g de nozes
1/4 colher de óleo
3 ovos:
1 pitada de sal

Como fazer o panetone:

Dissolva o fermento com o açúcar, junte o leite morno, 2 ovos ligeiramente batidos e 250g de farinha e bata rapidamente na batedeira. Deixe crescer até dobrar de volume enquanto prepara a massa básica.
Massa Básica: Bata na batedeira a manteiga, o adoçante e as gemas à temperatura ambiente até obter um creme fofo e esbranquiçado. Junte 1 ovo, o óleo, a essência de panetone, as raspas de limão, a noz-moscada, a canela e o sal, e continue a bater até que esteja liso e brilhante.

Após isso, junte a outra mistura e mexa bem. Acrescente a farinha de trigo e amasse o bolo até obter uma massa lisa, macia e enxuta. Misture as frutas, deixe-a descansar até dobrar de volume, aplique a gema e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC e asse até que estejam bem dourados.