Como fazer filé de salmão recheado?

Curiosidades sobre esse peixe

Filé de SalmãoEle nasce na água doce de rios, e lá vive até seus cinco ou seis anos de idade, quando começa a migrar para o mar atrás de alimento. Apesar de ter uma dieta bem variada, o salmão costuma comer camarões, que acabam dando a ele o tom rosa avermelhado de sua carne. Acontece que o camarão tem em sua casca um pigmento chamado astaxantina, que acaba sendo armazenado no tecido adiposo do salmão depois que ele come o camarão, transformando então sua carne – inicialmente branca – em vermelha.

Quando está próximo a sua época de reprodução, o salmão migra de volta para o rio e põe seus ovos lá. Algumas espécies morrem logo após se reproduzir, mas outras conseguem voltar ao mar para seguir suas vidas, e futuramente voltarem ao rio para se reproduzirem mais vezes.

Informações nutricionais sobre o salmão

Esse peixe avermelhado é rico em ômega 3, um tipo de gordura benéfica ao nosso organismo, que ajuda a controlar problemas cardiovasculares. Além isso, o salmão também possui bastante ferro e outros sais minerais, e um baixo índice de gordura saturada – que faz mal ao nosso corpo –. Por isto ele é considerado um alimento leve e com proteínas de fácil digestão.
Mas é importante lembrar que se for consumido cru, o salmão pode tornar-se um disseminador de difilobotríase, uma verminose que é adquirida através de carnes de peixes contaminadas, se elas forem consumidas cruas ou mal cozidas.

Aprenda a fazer Filé de Salmão Recheado

Ingredientes:

  • 2 filés de salmão
  • Três limões
  • Sal e alho a gosto

Ingredientes para o recheio:

  • Champignon picado (2 xícaras de chá)
  • Cheiro verde picado (1 xícara de chá)
  • Manteiga (6 colheres de sopa)
  • Migalhas de miolo de pão ligeiramente torradas (1/2 xícara de chá)
  • Camarão do pequeno (500 g)

Como fazer:

  1. Tempere os filés de salmão com sal e alho a gosto e o suco dos limões, depois reserve.
  2. Faça uma pasta o Champignon, o cheiro verde, a manteiga, o camarão e as migalhas de miolo de pão.
  3. Forre uma assadeira com papel alumínio e coloque um filé de salmão, espalhe a pasta por cima dele e depois cubra com o outro filé.
  4. Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus.

Dica: Se lhe agradar, tempere também o salmão com pimenta do reino e acrescente alcaparra na pasta.