Como escolher uma vara de pescar ideal?

Pescaria

As varas de pescar podem ser feitas de vários tipos de matéria-prima. Antigamente eram famosas as de bambu, que aliavam leveza a flexibilidade. Depois vieram as industrializadas, feitas de fibra de vidro. Elas eram pesadas, o que forçou a indústria de pesca a torná-as ocas por dentro.

Com a evolução tecnológica começou-se a adicionar carbono na produção das varas. Hoje as mais modernas são feitas deste material, a fibra de carbono.

As características que devem ser observadas na hora de escolher uma vara de pescar são: leveza, conforto e resistência.

Para você se nortear sobre qual a melhor opção de vara de pescar, veja a classificação do tipo de vara ideal para cada tipo de peixe:

– Varas Ultra lights (UL) ultraleves:
Comportam linhas de até 6 lbs (2,7 kg) e iscas de até 6 g (1/32 a 3/16 oz). Excelente para pesca de lambaris, pequenas tilápias, trutas, escrivões, manjubas, saicangas e peixes de pequeno porte.

– Varas Lights (L) leves:
Devem ser usadas com linhas de 6 lbs (2,7 kg) até 12 lbs (5,4 kg) e iscas de 4 g a 11 g (1/4 a 3/4 oz). Excelente para a pesca de peixes como tilápias, matrinxãs, tabaranas, robaletes, pequeno black bass e betaras.

– Varas Médium (M) médias:
Para linhas de 10 lbs (4,5 kg) a 14 lbs (6,4 kg) e iscas de 7 g a 21 g (1/4 a 7/4 oz). Excelente para peixes do porte como robalos, black bass, traíras, sargos, piraputangas, carpas, pequenos tucunarés e pacus.

– Varas Heavy (H) pesadas:
Voltadas a linhas de 16 lbs (7,2 kg) a 30 lbs (13,6 kg) e iscas de 11 g a 28 g (3/8 a 1 oz). Excelentes varas para pesca de peixes com o porte de jaús, pirararas, meros, badejos, grandes garoupas, grandes pintados, dourados do mar, pirarucus e cações.

– Varas Musky:
O nome de um peixe barra pesada dos EUA, que são peixes ultra pesados. Especiais para linhas acima de 35 lbs (15,9 kg) e iscas de 40 g a 300 g. Excelente para peixes do como atuns, piraíbas, grandes jaús e meros.