,

Como economizar combustível usando o ar-condicionado

As altas temperaturas e as longas distâncias percorridas pelos motoristas brasileiros, fazem com que o ar-condicionado seja um acessório praticamente obrigatório no carro. O trânsito complicado e os grandes congestionamentos nas cidades maiores também reforçam essa necessidade dos condutores. Por isso, é importante você saber como economizar combustível usando ar-condicionado no seu veículo.

O consumo de combustível com o uso de ar-condicionado pode aumentar cerca de 8%, mas há casos que o aumento pode subir para 40% a mais em dias muito quentes e úmidos para carros menores ou de 4% em carros grandes. Confira agora como economizar combustível usando o ar do seu carro.

Como economizar combustível com o ar ligado

A primeira dica para economizar combustível fazendo uso do ar-condicionado é liga-lo sempre que o carro estiver em velocidade maior que 65 quilômetros por hora em vias rápidas e durante longos trajetos. Isso ajuda a economizar gasolina, etanol (álcool) ou diesel.

O motivo é que o veículo em velocidades rápidas precisa sofrer menos interferência da pressão do vento justamente para que o carro não fique muito pesado e force mais o motor fazendo com que ele consuma justamente mais combustível. Assim, para isso faz-se necessário estar com os vidros fechados e, consequentemente, com o ar ligado.

Outro truque é verificar se todas as janelas realmente estão fechadas. Pois, com o ar ligado é preciso que todas as brechas estejam fechadas para que o ar frio não saia pela janela e o ar quente cause atrito no veículo e queime mais combustível.

Muita gente tem dúvidas sobre como economizar combustível usando ar-condicionado (Foto: depositphotos)

Se você quer economizar combustível enquanto mantém o ar-condicionado ligado procure fazer uma revisão nas suas portas. Verifique as borrachas, se as mesmas estão vedando bem as saídas de ar do veículo.

Algumas pessoas pensam que desligar o ar-condicionado quando o mesmo refrigerar o ambiente vai fazer com que o combustível dure mais. Isso é um mito. Desligar o ar-condicionado, um carro com mais de três pessoas vai começar a emitir calor e o ambiente vai esquentar. Ao religar o ar, ele vai puxar mais do motor para recuperar o frio. Por isso, procure manter a temperatura interna na média e assim você reduzir o gasto.

Veja tambémSaiba como pagar o IPVA atrasado

Como funciona o ar refrigerado

O que dita o funcionamento de um aparelho de ar-condicionado é a compressão e expansão do gás para promover a troca de calor. Na prática é assim: o gás se expande, esfria e troca energia com o ambiente.

No carro, o compressor comprime esse gás, transmite-o pelo condensador, que passa pela válvula de expansão ainda em forma líquida e é transformada novamente em estado gasoso. Essa é a etapa final quando o gás chega a cabine por meio do evaporador.

Como manter o ar-condicionado limpo

A higienização do ar-condicionado do carro é importante da mesma forma que os aparelhos da sua casa ou escritório. Inicialmente você tem que localizar onde fica o filtro do ar-condicionado. Para isso leia o manual de instruções do seu automóvel.

Depois da troca, utilize o aspirador de pó para retirar as impurezas acumuladas nos estofados e carpetes do veículo. Por fim, faça a ozonização com produtos vendidos facilmente em lojas do ramo. Confira as instruções de uso e não esqueça que esse é um item altamente inflamável, mas em geral ao acioná-lo você tem que deixar parte das janelas apenas e o ar-condicionado ligado no modo mais frio.