Como economizar combustível na moto e ou no carro

Se tem algo que está pela “hora da morte” é o combustível no Brasil. Infelizmente, o país produtor de combustível ainda cobra alto pelo seu consumo interno. Com o preço do litro nas alturas, a saída é buscar maneiras de economizar cada mililitro e aliviar o peso da despesa no fechamento do mês.

Veja agora dicas práticas para economizar combustível do seu carro ou moto ou até mesmo dos veículos da sua empresa. Medidas simples podem reduzir o orçamento do setor mês a mês. Descubra agora o que pode ser feito.

Economizando combustível em veículos

1. Conheça o seu veículo

Saber o consumo do veículo é importante para saber como e quando economizar no combustível

O consumo na BR e na cidade é diferente (Foto: depositphotos)

Você precisa saber quanto o seu carro ou moto consome por cada quilômetro rodado. Além das instruções do fabricante, você precisa testar. Isso exige paciência e determinação. Coloque uma quantidade exata no tanque, marque e saia para rodar. Isso vai te ajudar a confirmar quanto o carro ou moto faz.

Lembre-se de levar em consideração o tipo de estrada que você percorreu, asfalto é um consumo e terra é outro. Assim, como BR é um e circular dentro da cidade é outro. Faça vários testes, se for possível.

Veja também: Como economizar combustível usando o ar-condicionado

2. Tire todo o peso do carro

O carro pesado consome mais combustível do que um mais leve

Retire do carro tudo o que não é essencial (Foto: depositphotos)

Quando mais pesado o veículo estiver, mais gasolina, álcool ou diesel ele vai gastar para rodar. Não é curioso? Logo, retire tudo que não estiver em uso e dê uma forcinha para a economia doméstica.

Ah, e na hora de abastecer não use combustível aditivado. Eles só ajudam a limpar o moto, mas não contribuem em nada com a economia e ainda custam bem mais caro.

3. Mantenha os pneus calibrados

Pneus descalibrados faz com que o carro consuma mais combustível

Faça a calibragem dos pneus regularmente (Foto: depositphotos)

Quando os pneus estão descalibrados você gasta mais combustível para girar. Nesse caso, a pressão errada pode gastar até 2% a mais. Uma economia significativa se você for somar isso ao ano!

Um alinhamento constante do seu carro também ajuda a economizar combustível. Se você sentir que um lado dos pneus está puxando faça o alinhamento. Além de economizar gasolina, você vai evitar o risco de acidentes.

Evite também arrancadas bruscas. Eles aquecem o motor muito rápido e há um gasto maior de gasolina, álcool ou dieses.

4. Acelere menos

Quanto mais veloz estiver o carro, mais combustível ele precisará queimar para rodar

As trocas de marchas inadequadas também favorecem a queima maior de combustível (Foto: depositphotos)

A aceleração queima mais combustível. Então, aprenda a entender o seu veículo e deixe-o livre em determinados pontos da viagem. Muitas vezes acelerar é um hábito que não colabora com a economia de combustível.

Outro ponto fundamental é que passar a marcha de forma incorreta também ocasiona mais combustível gasto. Portanto, leia o manual e esteja atento ao dirigir para saber quando o motor pede pela troca de marcha.

Veja também: Links para baixar programas de controle financeiro pessoal

Isso vale também para a velocidade. Quanto mais rápido, mais queima de combustível. Testem comprovam que de 80 para 100 quilômetros por hora aumenta em 20% o consumo e de 120 para 130 quilômetros por hora aumenta em 30%.

5. Filtros limpos

É importante realizar a limpeza dos filtros de ar e de combustível para economizar no consumo

Filtros entupidos forçam mais o o motor (Foto: depositphotos)

Os filtros de ar e de combustível precisam estar limpos. Evite que entupam e forcem mais o motor que, consequentemente, gasta mais gasolina.

6. Janelas sempre fechadas

As janelas abertas criam atrito com o ar e faz consumir mais combustível

Feche as janelas, principalmente em viagens longas (Foto: depositphotos)

Isso não é mito. É aerodinâmica. Se você está em uma via a 100 quilômetros por hora, as janelas abertas vão criar um atrito grande com o ar e seu carro terá que fazer mais força para manter a velocidade.

Fechar as janelas vai fazer com que o carro fique mais leve e consuma menos gasolina, mesmo com o ar condicionado ligado, principalmente para viagens mais longas.

Veja tambémComo economizar gás de cozinha

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.