Como economizar combustível com câmbio automático

Como o próprio nome já diz, os veículos com câmbio automático dispensam o manuseio das marchas e evita a troca delas. A velocidade se alterna sem precisar da intervenção do motorista. O resultado é mais comodidade para o condutor. Se você tem ou está pensando em adquirir um automóvel desse tipo, veja como economizar combustível com câmbio automático.

A economia é sempre bem-vinda para todo proprietário de carro, haja vista os preços exorbitantes pagos atualmente pelo litro da gasolina, álcool e diesel, principais combustíveis utilizados. Aprenda algumas técnicas para reduzir os custos entre os deslocamentos.

Como economizar combustível

É fundamental que você saiba o que fazer para compensar o gasto maior de combustível dos carros com câmbio automático. O primeiro passo é evitar saídas bruscas, ultrapassagens e alta velocidade.
Depois, você pode utilizar a função N sempre que o carro estiver parado no trânsito. Quando estiver subindo vias muito inclinadas coloque no modo 1.

Os carros de câmbio automático são mais confortáveis, mas gastam mais. Por isso é importante saber como economizar combustível

Carros com câmbio automático gastam cerca de 10% a mais que o manual (Foto: depositphotos)

Como funciona o câmbio automático?

O sistema de transmissão veicular faz com que o motorista regule a velocidade à capacidade de força do motor. Por meio dele é possível impor as diversas velocidades ao carro.

O câmbio manual faz essa transmissão por vias mecânicas. Já o automático tem autonomia própria para identificar a velocidade do veículo e qual é a melhor marcha. Uma das características desse último, é a ausência do pedal da embreagem, afinal ele não tem funcionalidade alguma.

Veja também: Como economizar combustível na moto e ou no carro

Componentes do câmbio automático

Para que o câmbio automático funcione corretamente, é preciso alguns componentes. São eles: engrenagem solar, engrenagem planetária e a engrenagem coroa, cintas para travar algumas partes das engrenagens, três embreagens, bomba de engrenagem e sistema hidráulico.

Conheça o câmbio automático

A maioria dos câmbios automáticos são identificados por letras e números. Entenda o que cada um significa:

D: a letra D faz alusão à palavra drive. Ela é a mais comum durante a condução dos carros automáticos. Ela serve, sobretudo, para fazer com que o veículo ande para frente;
– N: a letra N significa neutral ou o tradicional ponto morto. Ela serve para dar a partida e desligar;
– P: refere-se à palavra park que traduzida para a português quer dizer estacionamento. Essa função bloqueia as rodas de tração e você pode utilizá-la para dar a partida e desligar o motor;
-R: representa a palavra reverse, ou seja, marcha ré;
– 4 – 3 – 2 – 1: esses números são posições para bloquear as marchas 4, 3, 2 e 1. Pode haver alguma variação desses números dependendo da quantidade de marcha que o modelo do carro tem.

Veja também: Como transferir um carro pro meu nome?

Vantagens do câmbio automático

Como a troca de marcha é automática, esses carros não têm o pedal de embreagem

Devido ao alto valor dos combustíveis é importante saber como economizar (Foto: depositphotos)

– Economia do motor: pois os elementos de transmissão são menos utilizados;
– Menos manutenção: Pelo mesmo motivo da economia do motor, ou seja, há um menor desgaste das peças;
– Conforto do motorista: Não ter que passar as marchas ou se preocupar com a embreagem é uma vantagem para os condutores.

Desvantagens do câmbio automático

– Preço. Essa é a principal desvantagem dos veículos em relação aos manuais. Eles custam mais caro;
– A manutenção apesar de rara é também mais dispendiosa;
– Maior troca de fluído de transmissão. Mais despesas e consumo;
– Desempenho menor. Os carros com câmbio automático têm menos força;
– Maior consumo de combustível. Carros com câmbio automático gastam cerca de 10% a mais que o manual.

Veja também: Como economizar combustível usando o ar-condicionado