Como decorar uma cozinha?

Como decorar uma cozinha?

A cozinha é a parte mágica da casa, onde as mulheres passam grande parte do dia, onde a família se reúne para as refeições, onde as pessoas compartilham histórias, sabores e sorrisos. É muito importante que o ambiente esteja agradável para que as refeições sejam também agradáveis, e principalmente para que o ato de cozinhar se torne prazeroso, e não cansativo e monótono. Por que então não deixar a cozinha com a sua cara?

Mas para isso, primeiramente é importante que você escolha o visual que quer para a sua cozinha. Pode variar desde rústica, com madeiras tradicionais e objetos campestres à futurista, com um design avançado e um super destaque para os aparelhos tecnológicos. Lembrando que é importante que tudo isto esteja alinhado ao conforto e ao bem estar.
Outra saída legal para quem quer uma cozinha bem diferente e original, são as cozinhas temáticas. Não são muito utilizadas mas com um toque certo ficam bem interessantes. Os temas podem variar entre assuntos gastronômicos como vinho ou uma fruta específica e até mesmo cinema, anos 50, estilo inglês… Basca ter criatividade e escolher um tema bem legal.

Cartela de cores para as paredes

O branco clássico é sempre uma boa escolha. Além de ampliar o ambiente e deixar mais iluminado e limpo, também pode ser facilmente combinado com outros tons, deixando você totalmente livre para escolher os móveis e objetos de decoração da cor que quiser!

Mas para quem gosta de um ambiente mais alegre, o legal seria utilizar cores quentes e que fornecem energia, como amarelo, laranja ou vermelho. E pra quem gosta das coisas mais calmas e meigas, uma boa opção é mesclar cores claras como azul bebê, verde menta e amarelo icterine. Essas tonalidades costumam conversar entre si e deixam o ambiente super agradável e gostoso de ficar olhando.

Dicas pra hora de decorar

  • Antes de comprar uma mesa e cadeiras, observe primeiro o tamanho de sua cozinha para não comprar algo desproporcional. E também é importante que a mesa e as cadeiras sejam do mesmo tom que os armários.
  • Quem gosta de um ambiente mais limpo e espaçoso deve deixar em cima da bancada apenas os eletrodomésticos e utensílios de uso diário. Os demais e que são utilizados eventualmente – como batedeira ou prataria mais customizada – são mais adequados se guardados fora do ângulo de visão.
  • Para dar mais espaço à bancada e a cozinha, é interessante que o microondas esteja sempre elevado.
  • Em meio às pressas do preparo das refeições, o chão da cozinha sempre acaba bastante sujo. Então esqueça o carpete. A melhor opção é sempre cerâmica, pedra, madeira ou auto-nivelante.
  • Como grande parte das paredes está ocupada por armários, aproveite o espaço livre para dar cor e alegria a cozinha. Use cores fortes, madeiras, azulejos ou até mesmo quadros e fotos. Pode até transformar sua parede em um quadro magnético e encher de fotos da família, suas receitas favoritas e desenhos do seu filho.
  • Aposte em utensílios que deixam a cozinha mais organizada, como suporte para empilhar pratos e organizar tampas de panelas, tabuleiros para separar talheres, frascos para especiarias, ganchos para pendurar canecas, entre outros.

Fotos de cozinhas decoradas

Cozinha rústica Fotos de cozinha decorada

Modelos de cozinhas rústicas

 

Decoração moderna Cozinha futurista

Modelos de cozinhas modernas

 

Cozinha branca

A cozinha toda branca fica bastante iluminada

 

Móveis coloridos

Com uma cozinha branca pode-se combinar móveis das cores que quiser.

 

Cozinha colorida

Cozinha com cores alegres

 

Cozinha com cores claras

Cozinha com cores claras

 

Decoração de cozinhas

Modelo de cozinha que combina perfeitamente os tons de madeira com os eletrodomésticos