Como dar banho no meu cachorro em casa

Banho no cachorro

Os cães definitivamente fazem parte da família. E como entre os membros da maioria das famílias, existe muito carinho e cuidado com o bem estar do outro, não há motivos para um dono não cuidar de seu animal, como alimentá-lo, levar para passear e, claro, a temida hora do banho! Os casos são variados, porém muitos cachorros fogem na hora do encontro com o xampu e a água. O banho é muito importante, pois livra o animal de parasitas e elimina a sujeira acumulada dos momentos de diversão. Para dar um bom e agradável banho no seu cão, siga as dicas a seguir.

Material necessário para o banho

  • Sabonete neutro;
  • Xampu (neutro ou algum de tratamento indicado pelo veterinário);
  • Condicionador (se seu cão tiver pelos longos);
  • Tanque, banheira ou bacia;
  • Coleira;
  • Toalha.

Preparando a água

Pense no seu cão como um bebê. A água usada para banhar um bebê é morna, correto? A mesma temperatura deve ser utilizada no banho do cachorro, pois a água fria pode causar resfriados ou até pneumonia e a água quente pode queimar o animal ou dar um choque térmico muito perigoso em seus órgãos.

Preparando o cão

Nem sempre a hora do banho é agradável para os cachorros, é importante que eles sejam bem tratados enquanto se preparam para entrar na água. Alguns mimos, como biscoitinhos para cães, são ideias muito boas de como cativar o cachorro e o fazer apreciar quando for dia de banho. Para livrar as orelhas de otites e outros problemas, faça tufos de algodão hidrofóbico e coloque delicadamente na orelha do cão, evitando, assim, da água entrar. Nos animais de pelagem longa, escove bem os pelos para desfazer os nós. Se o cão não for comportado, prenda-o na coleira para evitar que ele saia molhando a casa toda.

Cachorro molhado

Com todos os materiais necessários já próximos é a vez de começar o banho. Comece molhando a cabeça e o pescoço do cachorro para depois molhar o resto do corpo. Ensaboe com o sabão neutro até retirar toda a sujeira. Passe quantas vezes for preciso até que a água escorra limpinha. Cuidado para não pingar espuma nos olhos e no nariz do cão! Agora é a vez de usar o xampu adequado e o condicionador. Deixe-os agindo por alguns poucos minutos e enxague abundantemente.

Secando do animal

Assim que terminar de se enxaguar é provável que o cão dê aquela chacoalhada de costume, então é presumível que o dono se molhe todo nessa hora. Depois disso é só retirar o excesso da água com uma toalha limpa e passar o secador na temperatura fria, mantendo uma distância de ao menos um palmo do cachorro. Então é só escovar e ir brincar com seu cachorro.

Atenção!

O banho pode ser dado semanal ou quinzenalmente, dependendo da situação do cão.