Como consultar Serasa

Neste artigo veja como consultar a Serasa sendo pessoa física ou pessoa jurídica, também será explicado como e quem pode consultar o CPF e como limpar o nome. Confira isso e muito mais a seguir.

A Serasa é uma empresa privada que concentra informações sobre crédito. São lojas, bancos e financeiras que incluem dados sobre os seus clientes. Semelhante ao SPC, a Serasa tem mais atuação no setor bancário, enquanto o SPC se concentra na área comercial e lojista.

Esse banco de dados concentra dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros públicos e oficiais.

De acordo com o site oficial da Serasa Experian, ela é “responsável pela maior base de dados da América Latina e oferece os relatórios mais precisos e eficazes do mercado. Apoiamos empresas e consumidores em suas decisões de crédito e oferecemos soluções para gestão de riscos, marketing e certificação digital”.

Como consultar Serasa sendo pessoa física ou jrídica

A consulta ao Serasa é gratuita e tem caráter público

A Serasa tem mais atuação no setor bancário (Foto: Reprodução | Serasa)

Pessoa física

A Serasa oferece no seu site a consulta grátis ao seu CPF. Você pode consultar se o seu nome está sujo, bastando apenas digitar o seu documento na área destinada para isso.

Além disso, o site disponibiliza uma área para que você possa negociar suas dívidas, é o programa ‘Serasa Limpa Nome’, que acontece da seguinte forma: “caso você tenha alguma dívida ativa, também pode negociar o pagamento para limpar seu nome. A Serasa não negativa o seu nome, mas ela serve como ponte para você e o credor negociarem a dívida”.

Veja também: Como consultar SPC

Pessoa jurídica

Apesar da consulta ao Serasa ser gratuita, as empresas podem se filiar ao Serasa para conseguir informações adicionais aos CPFs cadastrados. São “relatórios de consulta que se diferem pelo nível de detalhamento das informações para fechar negócios e auxiliar na prevenção de inadimplência”.

Os planos para as empresas variam de R$ 45 até R$ 200. Incluído nesses valores estão consultas limitadas, que vão de 3 a 19 buscas.

Quem pode consultar meu CPF?

As informações do SPC e Serasa são públicas, ou seja, qualquer pessoa pode fazer a consulta. Porém, algumas situações são proibidas, como uma empresa barrar um candidato a uma vaga por conta que o seu nome está sujo.

Essa ação é entendida pela Justiça como discriminatória, portanto, não pode ser praticada. Na verdade, uma empresa, como qualquer outro órgão pode fazer consulta ao SPC e Serasa dos candidatos, mas não pode impedi-lo de ficar com o posto de emprego somente pelas condições restritivas de crédito dele.

Veja também: Como Recadastrar CPF pela internet de graça?

Como sair do Serasa

Para tirar o nome do Serasa basta quitar a dívida ou mesmo dividi-la

Esse banco de dados concentra dívidas vencidas e não pagas (Foto: depositphotos)

Apesar de óbvia, a resposta para sair do Serasa é pagando seu débito. Porém, existem algumas dicas que você pode aproveitar para limpar o seu nome mais rápido.

Primeiramente, você tem que saber que não é preciso quitar o seu débito inteiro para que seu nome fique limpo de novo. Caso você tenha dividido a sua dívida em várias prestações, seu nome sai do cadastro de inadimplentes assim que você assinar o acordo e pagar a primeira parte.

E mesmo depois da dívida paga, em alguns estabelecimentos você não poderá mais ter crédito, pois faz parte da política da loja ou banco. Por exemplo, se você deixou de pagar o seu empréstimo em alguma instituição bancária, seu nome vai para o Serasa e mesmo que você quite o débito, pode ser que o banco não queira mais manter o relacionamento com você.

Veja também: Sonhar com dívida