,

Como clarear e evitar unhas amareladas

Como clarear unhas amareladas

Foto: Reprodução

Algumas características do corpo podem nos dizer bastante sobre nossa saúde. Unhas amareladas, por exemplo, podem ser tanto um sinal de diabetes, como apenas manchas causadas por ficar segurando um cigarro (no caso de fumantes). Por conta disso, antes de colocar em prática qualquer opção para tirar o amarelado das unhas, procure consultar um médico especializado para saber do que realmente se trata o seu problema.

O que unhas amareladas podem indicar?

  • Se elas estão amareladas e não crescem, pode ser um sinal de problemas pulmonares.
  • Uso frequente de antibióticos (muitas vezes sem prescrição médica, o que pode causar sérios danos à saúde).
  • Problemas hepáticos.
  • Micoses;
  • Excesso do pigmento natural betacaroteno, encontrado em grandes quantidades na cenoura, beterraba e mamão.
  • SUA (Síndrome das unhas amareladas), que é um problema caracterizada pelo acúmulo de fluido linfático, que pode causar edemas nos membros inferiores e superiores. Além disso, pode se manifestar com o acúmulo de líquido nas pleuras, que pode levar à morte se não tratado. A SUA é um tipo de sintoma, que aparece na maioria das vezes por conta de doenças respiratórias crônicas e autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide.

Nem sempre indica uma doença

Apesar de ser um sintoma para vários problemas de saúde, as unhas amareladas podem ser apenas um sinal de vaidade. Se você vai à manicure semanalmente e gosta de esmaltes fortes (em especial dos vermelhos), provavelmente já deve ter percebido que quando ele é removido, as unhas ganham um aspecto amarelado e feio. Isso acontece por conta dos pigmentos de base amarela, que são usados nos esmaltes laranja, marrons e claro, vermelhos.

Como evitar?

Você pode evitar esse efeito amarelado nas unhas, evitando passar as cores citadas anteriormente com frequência. Utilizar removedor de esmaltes sem acetona também é uma ótima dica.

Mas se você não consegue viver sem um esmalte vermelho, uma alternativa é passar uma camada de base transparente antes de pintar a unha, que serve como uma espécie de “capa protetora”.

Como Clarear?

Mas se suas unhas já estão amareladas, uma forma de clareá-las facilmente é diluir cinco colheres (chá) de água oxigenada em uma xícara (chá) de água e colocar as unhas, deixando de molho por aproximadamente 5 minutos. Você vai perceber que após isso elas ficarão mais brancas.