Como calcular a quantidade de bebidas para uma festa?

Aprenda como calcular a quantidade de bebida a ser comprada para sua festa

Reunir amigos ou parentes para uma confraternização, seja um churrasco de final de semana ou uma super festa, é uma grande alegria! Mas, quando se trata de planejar os detalhes desses eventos, muita gente fica de cabelo em pé! Especialmente se a pessoa que está organizando as coisas não tiver certa experiência em compras para maior número de pessoas, aí surgem muitas dúvidas sobre o que será necessário para que não falte nada a ninguém e todos saiam satisfeitos da reunião.

Médias de quantidade de comidas/bebidas para o número de pessoas

As quantidades de comidas e bebidas sempre gera inúmeras dúvidas, afinal, ninguém quer que falte nada aos convidados, mas também não deseja ficar com um estoque de comida em casa!

Existe uma certa regra básica, em caso de churrasco por exemplo, em que se calcula 400 gramas de carne por pessoa adulta, então, se for comprar diversos tipos de carnes, devem ser divididos dessa forma. Vamos supor, 4 tipos de carnes, sendo frango, linguiça, carne bovina e suína, fica fácil: 100 gramas de cada uma dessas por pessoa adulta.

A bebida é outro dos detalhes que perturbam quem vai fazer as compras! Afinal, todos sabemos que a festa dura enquanto houver bebida gelada, portanto, se queremos todos dançando, felizes por bastante tempo, o estoque não pode ser mal calculado!

Como podemos saber o que cada pessoa bebe?

O cálculo da bebida deve ser feito baseado na estação do ano, tipo de reunião e tipo de bebida, claro! Por exemplo:

No verão, cerveja, água, refrigerantes e sucos naturais são básicos e muito consumidos, os aperitivos ou drinques dependerão do tipo de convidados. As bebidas, obviamente, devem estar bem geladas!

A água, apesar de não poder faltar, é o que menos é consumida, são 200ml por pessoa, em média. Os refrigerantes saem bastante, se houver outras bebidas além dele, calcula-se 400ml por pessoa, caso seja servido apenas refrigerante, são 600ml por pessoa.

Calcule quanta bebida sua festa necessita A cerveja sempre é bem-vinda em almoços de verão (ou em qualquer outra ocasião!), o cálculo é de 3 latinhas por pessoa, mas, sabendo-se que alguns amigos costumam beber mais do que isso, aumente a quantidade de acordo. Se for uma festa com dança, à noite, quando as pessoas ficam até tarde, certamente as bebidas alcoólicas serão mais consumidas do que num jantar ou até num almoço.

Se a opção for vinho, no verão a melhor pedida é o vinho branco gelado ou os espumantes. Uma garrafa de vinho branco é suficiente para três pessoas, se for espumante, calcule meia garrafa por pessoa. Caso seja apenas para um brinde, uma taça por pessoa é suficiente.

Quando a festa é maior, com vários convidados e diversas bebidas, calcula-se as doses de uísque em duas doses por pessoa em média, o que daria uma garrafa para seis convidados em média, já que há os que não bebem uísque, os que pouco bebem e os que bebem mais.

Sempre é importante incluir em qualquer tipo de evento, os refrigerantes diet e sucos naturais, para as pessoas que não bebem álcool nem refrigerantes normais.

Planilha do Excel

Além de todas essas dicas, caso queira uma facilidade ainda maior para calcular, tanto as quantidades de bebidas quanto de comidas de sua festa, há uma planilha eletrônica muito prática, onde você apenas insere os números de convidados, homens e mulheres, e ela faz todos os cálculos, inclusive os valores a serem gastos! Essa planilha roda nos programas Excel e Open Office. Se você quiser conferir, é só clicar aqui e baixar a Churras Calculator!