, ,

Como aprender informática durante a infância

Saiba o que diz uma pesquisa importante sobre aprendizado na primeira infância

A ciência já afirmou diversas vezes que é durante a infância que o cérebro está mais suscetível a receber informações que ficarão para o resto das nossas vidas.

Isso é fundamental para o aprendizado de línguas e outros tipos de disciplinas, como a informática. Descubra neste artigo as vantagens de aprender a dominar a tecnologia ainda nos primeiros anos de vida.

De acordo com o site da BBC, cientistas do Kings College em Londres, na Inglaterra, e da Brown University em Rhode Island estudaram 108 crianças entre um e seis anos de idade. O foco da pesquisa foi estudar a mielina, que é uma substância que protege os circuitos dos neurônios.

O que os estudiosos descobriram foi que até os quatro anos de idade essa substância está mais flexível e isso colabora com o aprendizado mais rápido.

O responsável pela pesquisa Jonathan O’Muircheartaigh, da Kings College, afirmou à emissora britânica que: “uma vez que o nosso trabalho parece indicar que os circuitos do cérebro associados com a linguagem são mais flexíveis antes dos quatro anos de idade, a intervenção em crianças com atraso na execução da linguagem deve ser iniciada antes dessa idade crítica”.

Portanto, é adequado que a criança tenha contato com os diferentes tipos de conhecimento até os quatro anos de idade, pois terão mais sucesso no desenvolvimento das disciplinas na adolescência, juventude e até na vida adulta.

Como aprender informática ainda na infância

Para que a criança aprenda informática, vale ensinar comandos básicos e de maneira interativa

É indicado que a criança tenha contato com os diferentes tipos de conhecimento até os 4 anos (Foto: depositphotos)

Apesar da facilidade natural que as crianças têm para aprender a mexer em computadores e outras ferramentas eletrônicas, é preciso usar uma metodologia adequada para que elas aproveitem ao máximo os recursos tecnológicos. Veja as dicas incríveis do site ‘Getninjas’.

Veja também: Apostilas grátis de Informática para Concursos Públicos

Ferramentas adequadas

Para uma criança de três anos aprender informática é preciso que as ferramentas sejam adequadas para essa idade. Afinal, não faz sentido utilizar teclado e mouses grandes para mãos tão pequeninas.

Aproveite para ter o material do tamanho certo e colorido para destacar as teclas umas das outras.

Comece pela diversão

Que tal introduzir a garotada no mundo da informática com diversão? Isso vai despertar ainda mais o interesse dela para a tecnologia. Comece com jogos, desenhos e interatividade, sempre mostrando como pode ser divertido e dinâmico.

Veja também: Sonhar com computador

Introduza ações básicas

Ensine a meninada a ligar e desligar o computador, abrir os programas básicos do seu interesse e introduza comandos básicos como, por exemplo, diminuir ou retirar o volume dos jogos. É importante lecionar também sobre como utilizar programas para uso escolar e didáticos.

Fale sobre as ameaças

É importante tratar de todos os assuntos que envolvem a informática. A partir dos 10 anos, as crianças já podem começar a ter noções sobre a internet.

E antes mesmo delas começarem a acessar a rede para jogos ou coisas do tipo, é preciso deixar claro as ameaças que permeiam a internet. Fale sobre vírus, invasões, senhas e privacidade.

Veja também: Direitos do consumidor em compras pela internet

Não esqueça que nesse período é fundamental bloquear sites inadequados para a faixa etária, não manter redes sociais ativas, monitorar todas as atividades e jamais deixar uma criança sozinha com o computador sem supervisão.

Sobre o autor

Jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba com especialização em Comunicação Empresarial. Passagens pelas redações da BandNews e BandSports, TV Jornal e assessoria de imprensa de órgãos públicos.