Como abrir uma conta de E-MAIL

Email

Evolução da comunicação

A comunicação é um processo natural do homem, e assim como ele, foi evoluindo significativamente ao longo dos anos. Velhos hábitos foram substituídos, o uso de meios manuais como cartas, memorandos, pombos correios ou até sinais eletrônicos, foram sendo substituídos pelas mensagens instantâneas. Continuamos a compor mensagens, mas os caminhos que estas seguem são totalmente diferentes hoje.

O correio eletrônico foi de grande importância para desencadear mudanças no modo de comunicação do homem, fato esse que serviu de impulso para a criação da internet, principal ferramenta de correlação do homem com o seu dia-dia. As primeiras mensagens de e-mail foram trocadas entre usuários de uma mesma rede de computador, como um sistema privado, e em 1996 foi possível fazer a troca dessas mensagens entre outros computadores. O correio eletrônico foi se aprimorando cada vez mais, o que antes era apenas uma troca de mensagens como cartas, tornou-se o que temos hoje: chats, perfis de usuários, envio de anexos como arquivos no formato jpg, pdf, rmvb, avi, mp3 e entre outros. O e-mail é uma das principais fontes de comunicação hoje, sua demanda ultrapassa o uso do fax e por vezes o dos telefones.

Com a criação do webmail a facilidade só aumentou, pois esta interface permite a abertura das mensagens recebidas de qualquer local, não há um programa específico para a leitura das correspondências. A popularidade dos webmails é tanta, que se tornou essencial para o cotidiano de empresas o uso deles como auxiliar de suas tarefas.

Com relação a sua estrutura, os e-mails são basicamente compostos por:

  • um cabeçalho com informações básicas como endereço, data, hora e assunto,
  • além dos editores de texto e carregamento de anexos;
  • O corpo do texto encontrasse logo embaixo, espaço destinado a mensagem que será enviada.

Sites com serviço de e-mail grátis

Hoje em dia ter um endereço eletrônico tornou-se fácil, essa acessibilidade é proporcionada por sítios de internet que já permitem aos usuários criarem suas contas de e-mail de graça, cada qual com os seus serviços e ferramentas extra. É possível criar uma conta grátis nos seguintes clientes de e-mail, eis os mais populares:

Hotmail (www.login.live.com)

Pioneiro como webmail na internet, também é patenteado pela Microsoft, famoso pela ferramenta MSN, uma espécie de chat entre usuários. Seu espaço de armazenamento é de 5 GB e a velocidade no carregamento de e-mails é rápida.

Yahoo (http://br.mail.yahoo.com/)

A empresa norte-americana disponibiliza e-mail pelo popular Yahoo! Mail, com espaço ilimitado e em vários idiomas. Não é necessário convite para gerar conta, sua demanda é tão grande que já possui dois domínios de e-mail.

Gmail (www.gmail.com)

Criado pelo Google, obteve popularidade por oferecer 1 GB de armazenamento, maior que os outros e-mails ofereciam na época. Possui ferramentas como chat, grupos de e-mails e filtros de mensagens.

Bol e Uol (http://email.bol.uol.com.br/ e http://email.uol.com.br/)

Aparentemente distintos, esses sites são da mesma gerência e ambos permitem a criação de e-mails personalizados. O Uol ainda funciona como provedor de internet.

A variedade de tipos de endereços eletrônicos é vasta, porém esses citados possuem a maior adesão devido à segurança e aplicabilidade.