Colocar aparelho nos dentes: preços e outros detalhes

Aparelho nos dentes

É comum ver crianças, jovens e adultos usando aparelhos dentários em função de corrigir a posição dos dentes e ter um sorriso mais bonito. Os mais comuns são o fixo e o móvel, mas existem outros tipos de aparelhos. Ter os dentes desalinhados é um grande desafio para a autoestima das pessoas e também é a causa de vários problemas bucais, como as caries, doenças gengivais ou até dificuldade para mastigar. Isso pode interferir futuramente nos ossos ao redor dos dentes e até causar dores musculares.

Sorriso metálico – Aparelho fixo

É o tipo de aparelho que move os dentes pela aplicação de força. Uma peça chamada bracket é colada com resina composta nos dentes, permitindo que o ortodontista aplique uma determinada força nos dentes através dos arcos e acessórios (molas e elásticos). O arco é um fio metálico que passa pelos brackets. É o principal responsável pelo movimento dos dentes e podem ter calibres diferentes e ligas também diferentes, dependendo de sua função. As borrachinhas coloridas são chamadas de ligaduras e servem para fixar os brackets.

Para usar este aparelho é necessário que a pessoa tenha uma boa saúde bucal, sem cáries e problemas periodontais. É preciso fazer alguns exames, como: radiografias, fotografias da face e dentição, além dos modelos da arcada dentária com gesso. No início do tratamento, enquanto as bochechas e lábios ainda estão se acostumando, pode ser que necessite usar uma cera de proteção, para evitar aftas. O tratamento dura em média dois anos, dependendo do caso, mas o esforço vale a pena para obter um sorriso mais bonito.

Na conclusão do tratamento, geralmente após dois ou três anos, o cliente e ortodontista devem manter contato para avaliar os dentes e ver se nada está saindo do lugar. Em alguns casos é necessário que se use o aparelho móvel para dormir. É muito importante fazer uma consulta anual pelo menos, para monitorar instabilidades que possam vir a aparecer.

Média de preços do aparelho

O paciente não pagará pelo aparelho e sim pela manutenção do mesmo, que deve ser mensal. O custo desta manutenção no Brasil fica em torno de R$ 50,00 ao mês.

Fotos

Aparelho transparente Foto de aparelho transparente Modelo metálico